Segunda-feira, 14 de abril de 2025 - 12h10
Dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo
do Estado de Rondônia (Fecomércio/RO) apontam que a expectativa de vendas para
a Páscoa é positiva, podendo apresentar um crescimento de até 10% em relação a
2024, com chances de ultrapassar essa projeção.
Em âmbito nacional, a Associação Brasileira do Comércio de
Artigos para Festas e Correlatos (ASBRAFE) estima um crescimento de 9,45% nas
vendas da Páscoa em 2025, sendo que apenas 8% desse volume corresponde à venda
de ovos de chocolate.
O presidente da Fecomércio Rondônia e vice-presidente da
Confederação Nacional do Comércio (CNC), Raniery Araujo Coelho, demonstrou
otimismo. Segundo ele, o caráter familiar da Páscoa “leva os consumidores a
gastarem mais com decoração, doces e presentes. As celebrações costumam ser
associadas a encontros, almoços e momentos especiais em família”.
Outro fator de destaque para o aumento nas vendas está no
uso estratégico das redes sociais, como LinkedIn, Instagram e TikTok, que se
tornaram canais fundamentais para alcançar o público com criatividade e
inovação.
Nesse cenário, a plataforma “Rondônia Tem Tudo” tem se
mostrado uma importante aliada dos empreendedores. O site funciona como um
mercado digital gratuito, onde é possível cadastrar uma loja virtual com fotos,
descrições e produtos.
A iniciativa é uma parceria com o Governo de Rondônia para
valorizar os negócios locais e fomentar o empreendedorismo, oferecendo
estrutura completa de gestão, promoção e visibilidade para os produtos
rondonienses.
Oportunidades
A Páscoa é tradicionalmente um dos períodos mais
promissores para o comércio. Os primeiros sinais são vistos nas tendas de
chocolate dos supermercados, mas também movimentam setores como festas,
confeitaria, doces artesanais e decoração temática.
Apesar do aumento nos preços — os ovos de Páscoa, por
exemplo, acumularam alta de 43% nos últimos três anos, e estão 9,5% mais caros
em 2025 — o consumo segue aquecido. O chocolate subiu 27% e os bombons 13,5% em
comparação à Páscoa passada.
De acordo com a Kantar, o aumento do preço do cacau, que
começou no segundo semestre de 2024, impactou as compras fora do lar, mas não
afetou o consumo de chocolates dentro de casa, permitindo aos consumidores
fazer escolhas mais econômicas, como barras, caixas de variedade e bombons.
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