Porto Velho (RO) sexta-feira, 5 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Economia

Outubro da Inovação: Sebrae prepara vasta programação para sensibilizar pequenos negócios

Instituição deve mobilizar cerca de 300 palestrantes oferecendo mais de 250h de conteúdo especializado e gratuito sobre inovação


Outubro da Inovação: Sebrae prepara vasta programação para sensibilizar pequenos negócios - Gente de Opinião

O Sebrae promove uma iniciativa exclusiva e inédita em outubro: o Mês da Inovação. Pela primeira vez será realizada uma vasta programação de eventos com objetivo de falar sobre como adotar novas tecnologias para aumentar o lucro e a competitividade nos micros e pequenos negócios. A iniciativa quer reforçar para os empreendedores brasileiros a compreensão de que inovação não é algo restrito ao universo das grandes empresas, que não implica – necessariamente – em grandes investimentos de recursos e nem se restringe apenas à tecnologia.

 

A abertura do Mês da Inovação acontece no dia 1º/10, em um evento com a participação do diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick e da jornalista da Globo News, Maria Prata. Durante os 31 dias do mês, cerca de 300 palestrantes vão oferecer seus conhecimentos e apresentar casos de sucesso ao longo de mais de 250 horas de conteúdo gratuito, que deve alcançar pelo menos 30 mil pessoas interessadas em inovação. A iniciativa conta com mais de 50 parceiros entre eles, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Facebook; Mercedes Benz; Ambev; Dell; BossaNova; Porto Digital; Randon; Get Net, entre outros.

 

No dia 16 de outubro, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, vai conversar com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, o astronauta e engenheiro Marcos Pontes, sobre como a inovação pode alavancar a economia brasileira.

 

Marco Legal da Inovação; Biomimética; Aumentando a produtividade com inovação; Desvendando ecossistemas de inovação; Cidades como plataformas de inovação; O turismo do amanhã; Pesquisa, desenvolvimento e exportação; Inovação na beleza pós-pandemia; Criatividade à mesa; Inovação no varejo e Futuro da moda, são alguns dos temas que serão debatidos em diferentes painéis. O Mês da Inovação contará ainda com a realização da Case Startup Summit 2020, do Desafio Like a Boss, de batalhas de pitches, além de outras atividades interativas.

 

O gerente de Inovação do Sebrae, Paulo Renato, afirma que o grande objetivo da iniciativa é mostrar como a inovação pode potencializar o crescimento das empresas. “Estamos trabalhando para que todas as pessoas que participem dessas atividades entendam o quanto a inovação pode transformar a economia do nosso país. A inovação é um dos vetores para turbinar a retomada do desenvolvimento. Nesse contexto, o Sebrae funciona como um indutor da inovação e dos pequenos negócios brasileiros. Vamos apresentar cases de sucesso, exemplos reais e muito conteúdo em diversos segmentos, mostrando que a inovação é real e pode ser aplicada em qualquer área de negócios”, comenta.

 

De acordo com Paulo Renato, há algumas outras temáticas sobre inovação que serão desmitificadas durante o evento. “Muitas pessoas pensam que inovar é sempre uma coisa cara, onerosa para a empresa. Veja bem: o custo da inovação depende de cada caso. Se pegarmos um exemplo de uma loja de roupas, que ainda não tem sua presença digital nas redes sociais. Quanto custa para essa empresa inovar, estabelecendo uma rotina de postagens virtuais? Se o proprietário buscar conhecimento com o Sebrae, esse custo é praticamente zero. Ele consegue criar os perfis e administrá-los do próprio celular. Com certeza essa proximidade com o público irá refletir nas vendas, aumentando o faturamento. Isso é inovar. Outro mito em relação à inovação é que ela precisa estar necessariamente ligada à tecnologia. Nós podemos inovar com novas técnicas de vendas, um novo jeito de apresentar o produto”, afirma.

 

Confira a programação completa do Mês da Inovação e faça sua inscrição gratuitamente aqui.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pesquisa! Empresários rejeitam o fim do 6X1

Pesquisa! Empresários rejeitam o fim do 6X1

Uma pesquisa de opinião empresarial realizada em Rondônia aponta que parte significativa dos empresários do estado vê com preocupação a proposta de pr

Fronteiras em Debate: Seminário discute o futuro econômico e sustentável do Acre e de Rondônia

Fronteiras em Debate: Seminário discute o futuro econômico e sustentável do Acre e de Rondônia

Essa é a engrenagem central do I Seminário Regional: Economia de Fronteira e Desenvolvimento Sustentável, que acontece já no dia 03 de junho, no Au

PIB de Rondônia dispara e coloca o estado entre os que mais crescem no Brasil

PIB de Rondônia dispara e coloca o estado entre os que mais crescem no Brasil

O Produto Interno Bruto (PIB) de Rondônia disparou nos últimos anos, atingindo um aumento de 76,54% na sua economia em relação a 2019. O salto foi

INSS libera pagamento adicional até 8 de junho e especialista alerta: Aposentados precisam conferir valores e descontos no extrato

INSS libera pagamento adicional até 8 de junho e especialista alerta: Aposentados precisam conferir valores e descontos no extrato

A segunda parcela antecipada do 13º salário dos aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)