Porto Velho (RO) quinta-feira, 4 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Economia

O capitalismo como fonte essencial de prosperidade econômica

Livro do historiador e sociólogo alemão Rainer Zitelmann desafia as ideias de intervenção estatal


O capitalismo como fonte essencial de prosperidade econômica - Gente de Opinião

Após a crise financeira de 2008, alastrou-se entre intelectuais e políticos o entendimento de que haveria no capitalismo de mercado contradições e malefícios que não poderiam ser superados senão por meio de intervenções estatais mais profundas na economia.

Em O capitalismo não é o problema, é a solução, lançamento da editora Almedina Brasil, o doutor em história e sociologia, Rainer Zitelmann desmistifica argumentos anticapitalistas. Ele demonstra com dados históricos que um sistema com uma abundância de elementos capitalistas resulta na prosperidade e, consequentemente, no bem-estar da maior parte da população inserida neste sistema.Tradução inédita no Brasil, o livro estrutura-se em 12 capítulos, através dos quais o autor trata da trajetória de alguns países que são comumente adotados como representantes de diferentes sistemas econômicos.

Passando por China, Alemanha, Venezuela e  Suécia, entre outros, oferece exemplos tanto de reformas pró-mercado quanto de políticas de intervenção estatal e analisa criticamente as consequências reais de ambas, oferecendo ao leitor uma ilustração dos efeitos positivos do livre mercado.

Esta edição brasileira contém um capítulo inédito que traça um panorama histórico e econômico de 28 anos do Brasil, desde o início do governo Collor até o final do governo Temer.

 

Ficha Técnica

Titulo: O capitalismo não é o problema, é a solução

Autor: Rainer Zitelmann

Editora: Almedina Brasil

ISBN: 9786586618877

Número de páginas: 406

Dimensões: 23 x 16 x 1,9 cm

Preço: R$ 129,00

Link de venda: Editora Almedina Brasil

 

Sobre o autor

Rainer Zitelmann, natural da Alemanha, estudou história e ciências políticas, graduando-se com doutorado summa cum laude em 1986. É também doutor em sociologia desde 2016. Lecionou na Universidade Livre de Berlim de 1987 a 1992, foi editor-chefe da Ullstein-Propyläen e editor de seção do Die Welt, ambos grandes nomes alemães, e fundou a própria empresa, a Dr. ZitelmannPB. GmbH. É autor de mais de 20 livros sobre história e sociologia, inclusive sua própria dissertação de doutorado e desenvolvimentos de seus estudos a respeito da psicologia dos super-ricos como The Rich in Public Opinion e Dare to Be Different and Grow Rich.

 

Sobre a editora

A Almedina Brasil é um projeto de cooperação científica e cultural que visa levar a estudantes, professores e profissionais o pensamento e a prática de quem aposta na expressão do conhecimento, e transmite a cultura através dos livros.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pesquisa! Empresários rejeitam o fim do 6X1

Pesquisa! Empresários rejeitam o fim do 6X1

Uma pesquisa de opinião empresarial realizada em Rondônia aponta que parte significativa dos empresários do estado vê com preocupação a proposta de pr

Fronteiras em Debate: Seminário discute o futuro econômico e sustentável do Acre e de Rondônia

Fronteiras em Debate: Seminário discute o futuro econômico e sustentável do Acre e de Rondônia

Essa é a engrenagem central do I Seminário Regional: Economia de Fronteira e Desenvolvimento Sustentável, que acontece já no dia 03 de junho, no Au

PIB de Rondônia dispara e coloca o estado entre os que mais crescem no Brasil

PIB de Rondônia dispara e coloca o estado entre os que mais crescem no Brasil

O Produto Interno Bruto (PIB) de Rondônia disparou nos últimos anos, atingindo um aumento de 76,54% na sua economia em relação a 2019. O salto foi

INSS libera pagamento adicional até 8 de junho e especialista alerta: Aposentados precisam conferir valores e descontos no extrato

INSS libera pagamento adicional até 8 de junho e especialista alerta: Aposentados precisam conferir valores e descontos no extrato

A segunda parcela antecipada do 13º salário dos aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)