Porto Velho (RO) sexta-feira, 5 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Economia

IBGE é autorizado a contratar 6,5 mil profissionais para pesquisa

A medida foi publicada hoje no Diário Oficial da União


IBGE é autorizado a contratar 6,5 mil profissionais para pesquisa - Gente de Opinião

O Ministério da Economia autorizou a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a contratar, por tempo determinado, 6,5 mil profissionais para operacionalização das pesquisas permanentes do órgão. A portaria de autorização foi publicada hoje (11) no Diário Oficial da União e visa reforçar o quadro de pessoal do IBGE, à substituição de servidores e empregados públicos.

Os profissionais poderão ser contratados a partir de janeiro de 2021 e somente serão formalizados mediante disponibilidade de orçamento específico. O prazo de duração dos contratos deverá ser de até um ano, podendo ser prorrogados para a conclusão das atividades.

O edital de abertura das inscrições para o processo seletivo simplificado deverá ser lançado em até seis meses. O IBGE definirá a remuneração dos profissionais a serem contratados. As vagas estão divididas em Agente de Pesquisas e Mapeamento (5.623), Supervisor de Coleta e Qualidade (552), Agente de Pesquisas por Telefone (300) e Supervisor de Pesquisas (25).

Em razão da pandemia de covid-19, atualmente, o instituto mantém as pesquisas em campo por telefone. “É importante que a sociedade entenda a relevância da continuidade da produção das informações e atenda o IBGE pelo telefone para garantir que as informações que o país precisa continuem sendo produzidas”, destacou o órgão.

O atendimento telefônico gratuito do IBGE 0800 721 8181 está operando remotamente e através dele o informante pode confirmar a identidade do entrevistador.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pesquisa! Empresários rejeitam o fim do 6X1

Pesquisa! Empresários rejeitam o fim do 6X1

Uma pesquisa de opinião empresarial realizada em Rondônia aponta que parte significativa dos empresários do estado vê com preocupação a proposta de pr

Fronteiras em Debate: Seminário discute o futuro econômico e sustentável do Acre e de Rondônia

Fronteiras em Debate: Seminário discute o futuro econômico e sustentável do Acre e de Rondônia

Essa é a engrenagem central do I Seminário Regional: Economia de Fronteira e Desenvolvimento Sustentável, que acontece já no dia 03 de junho, no Au

PIB de Rondônia dispara e coloca o estado entre os que mais crescem no Brasil

PIB de Rondônia dispara e coloca o estado entre os que mais crescem no Brasil

O Produto Interno Bruto (PIB) de Rondônia disparou nos últimos anos, atingindo um aumento de 76,54% na sua economia em relação a 2019. O salto foi

INSS libera pagamento adicional até 8 de junho e especialista alerta: Aposentados precisam conferir valores e descontos no extrato

INSS libera pagamento adicional até 8 de junho e especialista alerta: Aposentados precisam conferir valores e descontos no extrato

A segunda parcela antecipada do 13º salário dos aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)