Porto Velho (RO) segunda-feira, 6 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Economia

Em Rondônia, vendas dos serviços não financeiros cresceu 7,4%, apura CNS Serviços


Em Rondônia, vendas dos serviços não financeiros cresceu 7,4%, apura CNS Serviços - Gente de Opinião

O volume de vendas dos serviços privados não financeiros em Rondônia cresceu 7,4 % na variação acumulada do ano de 2023, apurou a Pesquisa Mensal de Atividades em Serviços da CNS – Confederação Nacional de Serviços. No mesmo período, o crescimento do emprego foi de 6,1% e em dezembro 79,6 mil pessoas atuavam no setor. 

No país, o número de postos de trabalho com carteira assinada alcançou a marca de 52,9 milhões.

Recuperação foi comandada pelos serviços, que foram responsáveis por 1 em cada 2 das novas vagas criadas em 2023. 

O faturamento dos serviços cresceu 6,4% no acumulado do ano de 2023 em comparação com igual período de 2022. Em termos reais, houve aumento de 2,3% em igual comparação. O segmento de serviços prestados às famílias veio registrando bons desempenhos, com aumento acumulado no ano de 4,7% em termos reais. 

No acumulado do ano de 2023, todos os estados do Norte, com exceção do Amapá,  apresentaram elevações de volume de vendas, com destaque para Rondônia (7,4%), Acre (7,6%) e Tocantins (11,0%). 

O desempenho da região Nordeste também foi muito bom. Todos os estados tiveram ganhos elevados, superiores a 3,0%. Com destaque para Paraíba (8,5%) e Maranhão (7,8%). 

O Sudeste, com exceção de São Paulo, teve bom desempenho. No acumulado do ano de 2023, o faturamento real dos serviços cresceu acima de 3,0% em todos os estados. São Paulo, entretanto, teve uma queda de 1,8% nesse período. 

No restante do país, destacam-se Mato Grosso que teve crescimento do faturamento real de 16,4% e o Paraná com crescimento de 11,2%. 

Em dezembro de 2023, a economia brasileira alcançou 52,9 milhões de empregos com carteira assinada. 

Os dados indicam a abertura de 1,649 milhão de postos de trabalho em dezembro de 2023 com relação a igual período de 2022. Isso equivale a um aumento de 3,2% no acumulado do ano. Os serviços sustentaram 30,209 milhões de postos de trabalho em dezembro de 2023, o que representou 57,1% do total da economia. 

Em dezembro de 2023, o número de postos de trabalho em serviços privados não financeiros alcançou 14,690 milhões, 48,6% dos empregos no setor de serviços. No acumulado do ano de 2023 e igual período de 2022, o setor de serviços privados não financeiros abriu 763 mil postos de trabalho. Comércio e construção civil também elevaram os números de postos, mas em menor magnitude.

 

Por segmento 

O setor de serviços apresentou uma recuperação das atividades econômicas ao longo de 2022 e 2023. Entre os segmentos dos serviços privados não financeiros, os serviços prestados às empresas foram os responsáveis pela maior parte dos postos de trabalho abertos no acumulado do ano de 2023: 344 mil. Os serviços prestados às famílias abriram 184 mil vagas. O setor de energia, gás e saneamento apresentou um crescimento expressivo do número de vagas no acumulado do ano de 2023 em relação a 2022: 9,7%. 

Os setores de serviços de transportes também cresceram (+119 mil postos) no acumulado do ano de 2023 e igual período de 2022.

Os serviços de informação registraram aumento do emprego com abertura de 29 mil postos de trabalho no acumulado do ano de 2023 e igual período de 2022.

Somados, os serviços privados não financeiros responderam por 46,3% do total de empregos abertos no país até dezembro de 2023.

 

Rendimentos 

No terceiro trimestre de 2023, o rendimento médio do trabalho no setor de serviços alcançou R$ 3.357,59. Os salários pagos nos serviços foram 14,9% superior ao da média da economia e 18,8% maiores que os da indústria de transformação. 

No acumulado do ano de 2023, o faturamento do setor de serviços cresceu 6,4%.  Em termos reais houve aumento de 2,3% nessa comparação. Para tanto pesaram os desempenhos muito bons dos serviços de transportes (aumento real de 18,8%), serviços prestados às famílias (aumento real de 4,7%), e dos serviços de informação e comunicação (3,4%).

 

Entenda 

A Pesquisa de Emprego em Serviços é desenvolvida pela CNS com base em dados do sistema RAIS-CAGED do Ministério do Trabalho e Emprego e informações do INSS. A periodicidade das informações é mensal e cobre o período desde dezembro de 2006 até a informação mais recente disponível.

Inclui todos os trabalhadores com carteira de trabalho que mantinham vínculo ativo com a empresa no período de referência. 

São levantadas informações sobre estoque de trabalhadores, admissões, demissões e salário médio em todos os tipos de estabelecimento. 

A pesquisa tem cobertura nacional. Os empregados são identificados pelo local do estabelecimento. Os dados estão dispostos por unidade da Federação.  A pesquisa apresenta as informações por setor de atividade econômica, com desagregação para os segmentos de serviços.

Na apresentação em anexo pode ser conferido o número de empresas no Brasil (4,87 milhões) dos quais 44,3% (2,16 milhões) são de serviços privados não financeiros, que respondem por 37,3% do PIB brasileiro, empregando 38 milhões de pessoas ou o equivalente a 38,3% de profissionais ocupados na produção. 

Quadros contém o estoque de trabalhadores por setor de atividade econômica, a quantidade de trabalhos criados em 2023, o estoque de trabalhadores por segmento do setor de serviços, remuneração média por setor de atividade em reais no terceiro trimestre do ano passado e por segmento dos serviços, evolução nominal dos serviços privados não financeiros por segmento, volume de vendas por segmento.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 6 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Startups de Bioeconomia de Rondônia participam do Inova Amazônia 2024

Startups de Bioeconomia de Rondônia participam do Inova Amazônia 2024

Nos dias 09 e 10 de maio, o Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus (AM), será palco do Inova Amazônia 2024, um evento do Sistema Sebrae que r

Vinte indústrias já aderiram ao Brasil Mais Produtivo em Rondônia

Vinte indústrias já aderiram ao Brasil Mais Produtivo em Rondônia

Vinte indústrias já fecharam contrato em Rondônia para serem atendidas pelo Brasil Mais Produtivo, programa coordenado pelo Governo Federal, e que t

Como o Giro Empreendedor impulsionou o pequeno negócio de uma vendedora ambulante de bolos

Como o Giro Empreendedor impulsionou o pequeno negócio de uma vendedora ambulante de bolos

"De ambulante à empresária", este é o título da palestra que Romária Pessoa da Silva ministra atualmente e inspira centenas de pequenos empreendedores

Sebrae e FEEMPI/SIMPI buscam parceria com o curso de Contabilidade da UNIR

Sebrae e FEEMPI/SIMPI buscam parceria com o curso de Contabilidade da UNIR

A nova Reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), professora Marília Pimentel, foi convidada pela Federação das Entidades Estaduais de Micr

Gente de Opinião Segunda-feira, 6 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)