Porto Velho (RO) sexta-feira, 6 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Economia

Dia dos Namorados aquece as vendas do comércio Estimativa aponta crescimento de 8,2% nas vendas em Rondônia


Dia dos Namorados aquece as vendas do comércio Estimativa aponta crescimento de 8,2% nas vendas em Rondônia - Gente de Opinião

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio-RO) realizou uma sondagem entre os dias 2 e 3 de junho com 140 entrevistados. A pesquisa aponta uma expectativa de crescimento de 8,2% nas vendas do comércio para o Dia dos Namorados em Rondônia. Embora o número não represente um grande avanço, o crescimento é considerado positivo diante do atual cenário econômico, marcado por alto endividamento das famílias e crédito mais caro.

A expectativa é de que o Dia dos Namorados movimente cerca de R$ 87,5 milhões em todo o estado, com um ticket médio de R$ 129,15 — o maior desde 2019, o que representa um aumento de 5% em relação ao ano passado.

Os itens mais procurados são:

Roupas (34%)

Perfumes, cosméticos e maquiagem (31%)

Calçados (24%)

Jantar a dois (20%)

Chocolates (17%)

Além disso, 10% dos entrevistados citaram aparelhos tecnológicos como opção de presente, com destaque para celulares.

Para o presidente da Fecomércio-RO, Raniery Araujo Coelho, “considerando as incertezas econômicas e o nível de endividamento das famílias, os gastos com o Dia dos Namorados reforçam o apelo emocional da data e demonstram que a economia vem se consolidando no período pós-pandemia.”

Raniery Coelho também destacou o esforço conjunto entre empresários e o Governo de Rondônia para fomentar as vendas e oferecer serviços de qualidade aos consumidores. Ele citou iniciativas como a plataforma “Rondônia Tem Tudo”, do Governo Estadual, e a campanha “Compre Aqui”, promovida pela Fecomércio-RO.

Segundo ele, “ambos os programas não apenas impulsionam as vendas, mas reforçam a importância de valorizar o comércio local, contribuindo para o crescimento econômico e a sustentabilidade das pequenas empresas”.

Campanha “Compre Aqui”

A campanha “Compre Aqui”, desenvolvida pela Fecomércio e seus Sindicatos Empresariais, desempenha um papel estratégico no fortalecimento do comércio local durante o Dia dos Namorados. A ação incentiva os consumidores a adquirirem presentes em estabelecimentos da sua cidade, movimentando a economia regional e oferecendo vantagens como descontos e promoções especiais.

Plataforma “Rondônia Tem Tudo”

Já o programa “Rondônia Tem Tudo” facilita o acesso dos consumidores a produtos e serviços de empreendedores locais, especialmente nas áreas de alimentação, vestuário e artesanato. Durante o Dia dos Namorados, a plataforma se torna uma aliada importante para quem busca presentes personalizados e exclusivos, ao mesmo tempo em que apoia o desenvolvimento do empreendedorismo regional.

Cenário Nacional

No cenário nacional, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) divulgaram uma pesquisa que aponta uma leve redução no número de consumidores que pretendem comprar presentes este ano, em comparação com 2024.

Dicas para celebrar a data

As comemorações mais desejadas incluem:

Jantar especial em casa ou no restaurante

Jantar à luz de velas ou com música ao vivo

Passeios românticos, piqueniques ao ar livre

Viagens curtas ou escapadas de fim de semana

O importante é celebrar o amor da forma que mais combina com o casal!

Origem da data

Embora em diversos países o Dia dos Namorados seja celebrado em 14 de fevereiro (Valentine’s Day), no Brasil a data foi criada pelo publicitário João Doria, em 1948, com o objetivo de aquecer as vendas do comércio em um mês considerado fraco. Assim, o dia 12 de junho foi escolhido por anteceder o Dia de Santo Antônio, conhecido como o “santo casamenteiro”, celebrado em 13 de junho.

De origem comercial, a data se consolidou no Brasil como a sexta mais importante para o varejo, e também como uma ocasião especial para casais celebrarem o amor de forma única.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Desafio Liga Jovem: 3ª edição da maior competição de empreendedorismo tecnológico nas escolas

Desafio Liga Jovem: 3ª edição da maior competição de empreendedorismo tecnológico nas escolas

Na próxima segunda-feira, 9 de junho, o Sebrae em Rondônia dá largada à 3ª edição do Desafio Liga Jovem, diretamente da sede em Porto Velho. A ini

Sebrae lança evento “Café & Crédito 2025” em todas as regionais de Rondônia

Sebrae lança evento “Café & Crédito 2025” em todas as regionais de Rondônia

O Sebrae em Rondônia promoverá, no dia 11 de junho, o lançamento simultâneo do evento Café & Crédito 2025 em sua sede, localizada em Porto Velho, e em

Sicredi conclui ciclo de assembleias 2025 e registra registro de participação dos associados

Sicredi conclui ciclo de assembleias 2025 e registra registro de participação dos associados

O Sicredi concluiu o ciclo de assembleias 2025, marcado por uma expressiva mobilização dos associados. Entre janeiro e abril foram realizados 1,3 mi

Rondônia avança na geração de trabalho e renda com integração entre os programas Rondônia Tem Tudo e Geração Serviço

Rondônia avança na geração de trabalho e renda com integração entre os programas Rondônia Tem Tudo e Geração Serviço

O Governo de Rondônia dá mais um passo para fortalecer a economia local: a integração entre os programas Rondônia Tem Tudo e Geração Serviço promete

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)