Porto Velho (RO) sexta-feira, 5 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Economia

Com o apoio do Sebrae empresa foca em soluções de inovação

Consultoria dos Agentes Locais de Inovação revê processos e identifica gargalos


Com o apoio do Sebrae empresa foca em soluções de inovação  - Gente de Opinião

O Sebrae em Rondônia está iniciando mais um ciclo do programa ALI (Agentes Locais de Inovação), onde consultores especialmente capacitados realizam diagnósticos e acompanhamentos em empreendimentos ME (Micro Empresa) e EPP (Empresa de Pequeno Porte). O trabalho é muito focado em soluções de Inovação. Esta iniciativa está dentro do programa guarda-chuva Brasil Mais, em parceria com o Governo Federal. O objetivo final é a melhoria da gestão e a produtividade da empresa através das intervenções do agente ALI.

 

A Proagro é uma das empresas que participa programa ALI. De acordo com Raycon Garcia que é o proprietário, a empresa surgiu no ano de 2019, com o objetivo de trazer uma nova visão em produtos e atendimento técnico para a pecuária do estado de Rondônia. “Com a pandemia no ano passado tivemos que fazer algumas mudanças, afinal o mercado estava mudando e nós precisávamos mudar junto com ele”, frisa Raycon.

 

“A parceria com o Sebrae começou quando percebermos que estávamos com dificuldades em estabelecer alguns processos na definição de produtos e serviços que até o momento estava um tanto bagunçado. A primeira ajuda que recebi do Sebrae foi a fazer a divisão e como trabalhar de forma eficiente com produtos e serviços. E nosso segundo passo com o Sebrae e também muito importante foi na consultoria para a gestão de marketing e levar a nossa empresa a um patamar mais elevado de publicidade”, explica Raycon. 

 

Neste ano a Proagri começou a participar do Programa ALI que contribuiu para que a empresa pudesse identificar os problemas e diagnosticar quais problemas eram mais urgentes para seres resolvidos e focar nas soluções. “Temos o Sebrae como um grande parceiro e estamos sempre buscando os programas e projetos que eles desenvolve e percebemos que sempre que estamos com o Sebrae subimos um degrau no desenvolvimento da nossa empresa”, declara Raycon. 

 

O Brasil Mais é baseado em promover melhorias rápidas, de baixo custo e de alto impacto para quem deseja aumentar a competitividade do negócio e se destacar no mercado. Está focado nas Micro e Pequenas Empresas, seja padaria, confeitaria, minimercado, pet shop, loja de roupa, clínica de fisioterapia ou qualquer outro segmento, na busca por melhores resultados. A força do programa está na parceria firmada entre o Ministério da Economia, o Senai, a ABDI e o Sebrae, bem como no acompanhamento técnico realizado pelos Agentes Locais de Inovação (ALI), que auxiliam no aprendizado das melhores práticas produtivas e gerenciais.

 

Os empreendedores interessados em participar do programa, podem acessar www.gov.br/brasilmais ou procurar qualquer atendimento do Sebrae em Rondônia para maiores informações. O programa é gratuito e de grande importância, especialmente neste momento de preparação para a retomada da economia.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pesquisa! Empresários rejeitam o fim do 6X1

Pesquisa! Empresários rejeitam o fim do 6X1

Uma pesquisa de opinião empresarial realizada em Rondônia aponta que parte significativa dos empresários do estado vê com preocupação a proposta de pr

Fronteiras em Debate: Seminário discute o futuro econômico e sustentável do Acre e de Rondônia

Fronteiras em Debate: Seminário discute o futuro econômico e sustentável do Acre e de Rondônia

Essa é a engrenagem central do I Seminário Regional: Economia de Fronteira e Desenvolvimento Sustentável, que acontece já no dia 03 de junho, no Au

PIB de Rondônia dispara e coloca o estado entre os que mais crescem no Brasil

PIB de Rondônia dispara e coloca o estado entre os que mais crescem no Brasil

O Produto Interno Bruto (PIB) de Rondônia disparou nos últimos anos, atingindo um aumento de 76,54% na sua economia em relação a 2019. O salto foi

INSS libera pagamento adicional até 8 de junho e especialista alerta: Aposentados precisam conferir valores e descontos no extrato

INSS libera pagamento adicional até 8 de junho e especialista alerta: Aposentados precisam conferir valores e descontos no extrato

A segunda parcela antecipada do 13º salário dos aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)