Porto Velho (RO) sábado, 17 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Cultura

Música de rap gravada em Rondônia ganha repercussão em programa dos Estados Unidos

“Conhecimento”, de Carlos Mossoró e Jhuka Andrade, foi exibida no programa “Planet Earth, Planet Rap”, de Chuck D, estrela do grupo Public Enemy


Música de rap gravada em Rondônia ganha repercussão em programa dos Estados Unidos - Gente de Opinião

A música de rap “Conhecimento”, gravada em Rondônia, com letra e interpretação de Carlos Mossoró e Jhuka Andrade, ganhou repercussão internacional nesta semana. A música foi destaque no programa Planet Earth, Planet Rap, que é exibido nos Estados Unidos. Essa música foi gravada na Universidade Federal de Rondônia (Unir) e tem o intuito de valorizar o potencial educativo do movimento hip hop. 

O programa Planet Earth, Planet Rap tem como apresentador uma estrela do hip hop mundial, o Chuck D, líder do grupo Public Enemy,  uma das maiores referências do rap a nível mundial, sendo o primeiro grupo de rap criado na história.

O Public Enemy foi criado em 1982 e se tornou um ícone do rap mundial. Para se ter ideia da dimensão mundial do grupo, os Racionais MC´s, que é a maior referência do rap brasileiro, confessa que iniciou no gênero se inspirando no Public Enemy e até mesmo utilizando trechos de batidas do grupo.

Atualmente, Chuck D alia a atuação no grupo com outros projetos, como o programa Planet Earth, Planet Rap, que é distribuído para mais de 100 emissoras de rádio espalhadas pelo mundo. A maioria delas é comunitária ou de viés não comercial.

Música de rap gravada em Rondônia ganha repercussão em programa dos Estados Unidos - Gente de Opinião

O programa tem o intuito de valorizar o potencial da música rap fora dos Estados Unidos, local que é berço do movimento. Um dos motivos pelo qual a música Conhecimento chamou a atenção do programa foi o fato de existir uma parceria internacional em sua produção. A música, que tem letra e repercussão de dois residentes em Porto Velho, teve a sua produção musical iniciada em Moçambique na África, com beat de Genius e produção executiva do DJ Sidney G. M., ambos nascidos no país africano. A música ainda tem scratsh do DJ mexicano Pisto Rey e gerou um clipe feito pelo brasileiro Rafael Altomar, residente em Rondônia. No clipe, há interpretação em Libras de Ozineide A. Miranda, que é servidora da Unir.

O programa apresentado por Chuck D tem uma produção que envolve três continentes, pois, além de ter a apresentação de Chuck D, o programa tem curadoria e reportagens do finlândes Mikko Kapanen e da sul-africana Amkelwa Mbekeni.
 

Na edição desta semana do programa, há um destaque especial para a música Conhecimento, como pode ser visto nas páginas do programa:

https://bsky.app/profile/peprradio.bsky.social/post/3li7lnkk5r22d

https://www.instagram.com/p/DGFzNWPIeAT/

O programa pode ser acompanhado em página na plataforma Mixcloud (a apresentação da música gravada em Rondônia inicia exatamente com 1:19:00).Segue o link:

https://www.mixcloud.com/ChuckDpe/andyoudontstop-021425/

Gente de OpiniãoSábado, 17 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Obra pioneira retrata sobre a importância dos Seringais da Amazônia

Obra pioneira retrata sobre a importância dos Seringais da Amazônia

O livro Geografia Histórica de Carauary do Yuruá: 130 anos de mudança socioeconômica , territorial e ambiental, que rendeu 25 anos de pesquisa ao au

Obra literária faz uma reflexão sobre a comunicação pós pandemia

Obra literária faz uma reflexão sobre a comunicação pós pandemia

É uma obra impactante e importante para a reflexão sobre o período da pandemia de Covid-19, reunindo relatos emocionantes e experiências vividas em

Festival dos Povos da Floresta nasce em Porto Velho com imersão estética e cultural, com show de encerramento de Lenine

Festival dos Povos da Floresta nasce em Porto Velho com imersão estética e cultural, com show de encerramento de Lenine

Porto Velho recebe, entre os dias 29 de maio e 8 de junho, a primeira edição do Festival dos Povos da Floresta, um evento cultural que une tradição

Participação do MIIS-RO na 23ª Semana Nacional de Museus

Participação do MIIS-RO na 23ª Semana Nacional de Museus

O Museu Imaterial da Imagem e do Som de Rondônia (MIIS-RO) participa da 23ª Semana Nacional de Museus com a exposição virtual “Consciência Climática

Gente de Opinião Sábado, 17 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)