Quinta-feira, 27 de dezembro de 2007 - 08h48
A proposta da Universidade Federal de Rondônia (Unir) para o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) foi aprovada pela Secretaria da Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC). O resultado foi publicado no Diário Oficial da União de sexta-feira (21).
O projeto da Unir para o Reuni prevê a abertura de 21 novos cursos de graduação, a ampliação do número de vagas anuais de 1 mil 660 para 3 mil 150, além da contratação de mais 288 professores.
Segundo o reitor da Unir, professor Januário Amaral, o Reuni "é a possibilidade da instituição diversificar sua oferta de cursos, ampliando o atendimento à população do Estado".
Um ponto importante do projeto da Unir é o fato de considerar as especificidades e prioridades institucionais e amazônicas. Januário cita, por exemplo, dentre os novos cursos que serão criados, a abertura da Licenciatura Intercultural em Educação Básica para a Formação de Professores Indígenas.
O projeto também prevê uma taxa de sucesso de 90%. Hoje, a Unir tem um índice de conclusão de 71%. "Compreendemos que a meta ideal não seria de 90, mas de 100%. Para atingir esse objetivo, adotaremos um conjunto de políticas para a graduação, como a assistência estudantil e políticas de inclusão", explica Januário.
O Reuni permitirá para a Unir consolidar cursos e estruturas já existentes, rever suas práticas de ensino, pesquisa e de extensão e, sobretudo, ampliar a verba de custeio em 40% nos próximos cinco anos.
Fonte: Paulo Queiroz
Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
A Banda Os Últimos, um dos grandes nomes do rock autoral rondoniense, sobe ao palco hoje (28/06) no Festival Acústico Lo Fi, que acontece na históri
Depois de percorrer escolas e ter sua primeira mostra pública às margens do Rio Purus, em Lábrea, cidade que inspirou a obra, “Pela Água, Sempre!” s
Campanha Literária: VOTO POPULAR: 06/06/2025 até 06/07/2025
A escritora, historiadora e Professora de História da Prefeitura Municipal de Porto Velho, mas também, Bibliotecária/Documentalista do IFRO Campus P
A PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, se torna patrocinadora oficial da 58º edição do Festival de Parintins. Com o ob