Porto Velho (RO) sexta-feira, 29 de março de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Cultura

Governo lança 2ª edição de edital para selecionar curadores culturais em Rondônia


Governo lança 2ª edição de edital para selecionar curadores culturais em Rondônia - Gente de Opinião

Em busca de mais uma vez apoiar a classe artística do Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), publicou nesta quarta-feira (17), o Edital nº 27/2021 com a 2ª edição do Maestro Alkbal para credenciamento e seleção de curadores que irão atuar na seleção de projetos inscritos nos futuros editais que serão lançados pelo Governo em Rondônia. O prazo de inscrição encerra no dia 01 de setembro.

De acordo com o superintendente da Sejucel, Jobson Bandeira, “o edital tem abrangência nacional na modalidade chamamento público e prevê a seleção de 100 (cem) curadores que ficarão à disposição da Sejucel com a formação de cadastro reserva para avaliação e seleção de projetos dos futuros editais, incluindo a curadoria aos editas da Lei Aldir Blanc, podendo ser convocados a qualquer momento para a prestação do serviço. Para essa seleção estamos usando recursos do Fundo Estadual de Cultura (FES), na ordem de R$ 400 mil”, salientou o superintendente.

PRE-REQUISITOS

Superintendente explica que a Sejucel vai usar recursos do FES, na ordem de R$ 400 mil

Podem se inscrever pessoas físicas e jurídicas, incluindo microempreendedor individual (MEI), residentes e domiciliados em todo o território nacional, para exercerem atividade de análise, emissão de parecer técnico e atribuição de notas para os projetos e propostas inscritos nos editais de premiação da Sejucel.

A seleção dará prioridade, primeiramente, aos curadores culturais residentes no estado de Rondônia e, caso não haja o número de curadores necessários e não havendo o preenchimento das vagas, serão selecionados curadores da Região Norte, em seguida das demais Regiões do Brasil, até compor o número necessário de membros por comissão, que será determinado pela Sejucel. A comissão de curadores culturais, nos editais que atenderão aos Povos Tradicionais Quilombolas e Indígenas, também será composta por curadores culturais quilombolas e indígenas, que deverão apresentar a autodeclaração, conforme prevê o edital.

O candidato a vaga de curador deve ter, no mínimo, dois anos de atuação comprovada na área para a qual pretende se credenciar, que inclui música, artes cênicas, literatura e letras português, audiovisual, artes visuais, culturas populares tradicionais e indígenas, patrimônio cultural material e imaterial, cultura afro-brasileira, artesanato, gastronomia, fotografia, moda e designer, gestão e produção cultural. Ainda estão entre as atribuições dos curadores está a indicação dos projetos de destaque para que sejam futuramente condecorados com “Menção Honorífica” pela Sejucel.

DAS INSCRIÇÕES

As inscrições gratuitas que iniciaram nesta quarta-feira (18) exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico: Sistema de Apresentação de Propostas Culturais – SAP, encerram às 23h59min do dia 01 de setembro, conforme o cronograma de execução do edital. Esta 2ª edição Maestro Alkbal do Edital de Credenciamento e Seleção de Curadoria visa atender os editais do Estado de Rondônia está previsto na Lei nº 14.017/2020 (Lei Emergencial de Abrangência Nacional).

MAESTRO ALKBAL

José Alkbal Sodré nasceu em Porto Velho, dedicou sua vida à produção musical de artistas da Capital e se tornou conhecido como músico profissional e professor nas escolas de música. Por algum tempo, coordenou a Banda do Vai Quem Quer, participando ainda da Banda Carijó, do Galo da Meia Noite, e maestro do Quarteto dos Cobras. Ele foi o arranjador preferido pelos compositores de Porto Velho e chegou à presidência da Ordem dos Músicos de Rondônia. Começou tocando instrumentos de corda, cavaquinho, violão, banjo, contra baixo e piano. Em seu Estúdio Verde Alkbal se tornou um dos principais nomes da formação cultural musical em Porto Velho.


Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Associação Diversidade Amazônica capacita alunos de Vilhena com oficina de fotografia

Associação Diversidade Amazônica capacita alunos de Vilhena com oficina de fotografia

Entre os meses de fevereiro e março deste ano, alunos da Escola Estadual Shirlei Ceruti, localizada em Vilhena, foram agraciados com uma oportunidad

Projeto Cultura Itinerante movimenta Fortaleza do Abunã com apresentações de capoeira, teatro e boi-bumbá

Projeto Cultura Itinerante movimenta Fortaleza do Abunã com apresentações de capoeira, teatro e boi-bumbá

O projeto Cultura Itinerante contemplou com várias apresentações artísticas, no sábado (23), a população do distrito de Fortaleza do Abunã e comunid

Festival Estudantil Rondoniense de Artes está com inscrições abertas até 30 de abril

Festival Estudantil Rondoniense de Artes está com inscrições abertas até 30 de abril

Com o intuito de despertar a valorização da regionalidade, preservação da identidade e o sentimento de pertencimento cultural, o Festival Estudantil

Inscrições para artesãos exporem produtos na Rondônia Rural Show Internacional estão abertas pelo Governo de RO

Inscrições para artesãos exporem produtos na Rondônia Rural Show Internacional estão abertas pelo Governo de RO

As inscrições para artesãos de todo o Estado para exposição e comercialização dos produtos de artesanatos, no espaço da 11ª Rondônia Rural Show Inte

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)