Quinta-feira, 16 de novembro de 2023 - 13h38

O hall de entrada da Assembleia Legislativa do
Estado de Rondônia (Alero) está prestes a se transformar em um espaço de
celebração e reflexão sobre a Amazônia. De 20 a 25 de novembro, quem passar
pelo local irá prestigiar uma mostra de artes visuais que homenageia a riqueza
cultural e natural da região, como parte das comemorações do 40º aniversário da
promulgação da Constituição Estadual. A exposição é aberta ao público e
gratuita, oferecendo uma experiência cultural enriquecedora para todos os
visitantes.
A exposição reunirá obras de artistas visuais
aclamados, como Flávio Dutka, Maria Miranda e Maurício Valadares. As telas
prometem levar os visitantes a uma jornada pelo universo amazônico, explorando
sua beleza, complexidade e os desafios enfrentados pela região. Um destaque
especial da mostra é a participação da fotógrafa indígena Pí Suruí. Conhecida
por seu ativismo e olhar crítico, Pí utiliza a fotografia como uma ferramenta
de luta e reflexão sobre as questões enfrentadas por seu povo na Amazônia. Suas
obras prometem trazer uma perspectiva única e poderosa para a exposição.
A mostra é uma oportunidade para admiradores
de arte, ativistas ambientais e o público em geral imergirem na cultura e nas
questões sociais da Amazônia, através do olhar de artistas que vivem e respiram
essa realidade.
A exposição tem a curadoria dos produtores
culturais Juraci Júnior e Val Barbosa, produção de Ricardo Almeida e Talita
Gusmão.

Quem
são os artistas?
Pi
Suruí -
é mulher, indígena, ativista do povo Paiter Suruí, fotógrafa, comunicadora. Já
realizou uma exposição no MIS-SP, no Mobile Photo Festival 2022, tem fotos
divulgadas em revistas e jornais, fiz várias coberturas fotográficas nos
maiores eventos sobre o clima. Suas fotos representam a história dos povos
indígenas contada por eles mesmos, ela diz: “refletem realmente quem somos e
como lutamos”.
Maurício
Valladares -
natural do Rio de Janeiro, criado e residente em Porto Velho, é arquiteto,
urbanista e artista plástico. Sua pesquisa acadêmica e artística concentra-se
na dialética entre Natureza e Artifício na Amazônia e como ela é percebida e
formalizada no território e no espaço urbano, expressando diferentes ideias de
natureza, temporalidades distintas e visões de mundo, resultando num percurso
sinuoso entre arquitetura, cultura e natureza, em busca de uma harmonia
possível e diálogos desejados.
Flávio
Dutka
- é paranaense de nascimento e rondoniano de coração. Artista plástico e
visual, formado em História pela UNIR. Há 14 anos leciona história e artes em
comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira; cenário retratado cotidianamente em
seus trabalhos. Nas peças desenvolvidas ao longo do último ano, o artista
explora sua técnica mista irrequieta, misturando tinta acrílica, tinta spray,
verniz, nanquim e pastel seco, onde busca, além de traduzir seu olhar sobre a
paisagem e sobre o meio em que vive, também refletir sobre suas memórias e
lembranças. Paralelo à pintura, Dutka é professor. Toda esta percepção é
resultado de muitas experiências e andanças.
Maria
Miranda
– é criadora de obras como “Natureza”, premiada na Universidade Federal de
Viçosa (MG), e da série “Queimadas”, multiplicada em cartões telefônicos em
Rondônia, desenvolve trabalhos em arte-educação através de técnicas de desenho,
pintura, modelagem em cerâmica, desenho artístico, história da arte e pintura
especial.
40
Anos da Constituição Estadual
Em 2023, a
Constituição Estadual completou 40 anos. A primeira eleição em Rondônia, na
condição de estado, ocorreu em 15 de novembro de 1982, quando foi escolhida a
representação rondoniense no Senado Federal, na Câmara dos Deputados e na
Assembleia Legislativa. Os 24 deputados estaduais, eleitos naquele pleito,
receberam a função de constituintes.
Na Assembleia
Constituinte (de 1° de fevereiro a 6 de agosto de 1983), o papel de legislador
era exercido pelo governador, que legislava por meio de decretos-leis. A
efetiva implantação do Poder Legislativo aconteceu no dia 6 de agosto de 1983.
Nessa ocasião foi promulgada a Constituição do Estado e a Assembleia
Constituinte foi extinta, sendo instalada a Assembleia Legislativa. A primeira
reunião da Casa de Leis ocorreu no dia 9 de agosto de 1983.
Poder
Legislativo
O poder
legislativo de Rondônia é exercido por 24 deputados estaduais, eleitos a cada
quatro anos. O prédio da Assembleia Legislativa é o Palácio Marechal Rondon,
localizado em Porto Velho, onde acontecem as sessões legislativas. A atuação do
poder legislativo estadual é normatizada pela Constituição Estadual e seu
funcionamento regido pelo Regimento Interno.
Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) conquistou reconhecimento nacional ao se

Flor da Primavera leva a força da Zona Sul para o Arraiá do Bera
Há dez anos, Gerson Alves vive uma rotina que se repete a cada temporada junina. Os ensaios começam, os figurinos ganham forma, os personagens são con

O fotógrafo e artista visual Marcello Sokal anuncia o lançamento de sua nova exposição fotográfica, intitulada “Rondônia: Mosaico Amazônico”. A most

Inscrições para filmes da 19ª Edição do CINEAMAZÔNIA até dia 20
Estão abertas, até no próximo sábado, dia 20 de junho de 2026, as inscrições para produções audiovisuais de categorias de curta - até 26 min e media
Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)