Porto Velho (RO) sexta-feira, 26 de abril de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Viriato Moura

A VERDADEIRA IDADE


 

Há pessoas ainda jovens com a mente envelhecida. Acham-se velhos, fadigados. Como caminhantes que se cansam apenas por avistar o caminho a ser percorrido. 

A idade física é sempre seu parâmetro para justificar suas impropriedades, entre elas a desistência diante dos enfretamentos da existência. 

Do passar dos anos, tiram o pior: as limitações. E logo as assumem como reais antes mesmo de elas se tornarem reais. Ao invés de cultivarem novos sonhos, empreenderem novas realizações, sentam-se à beira do caminho da vida e, lamuriantes, vêem a vida passar. 

Assumindo a pior imagem da velhice, mesmo que este tempo ainda não lhes tenha chegado em termos biológicos, tornam-se interpretes de um melancólico ocaso antes da hora. 

Se nos sentimos velhos, mesmo que ainda jovens, agiremos como se velhos fôssemos, especialmente no que tange as fragilidades desse período etário.
Mas o inverso também é verdadeiro: mesmo que o tempo tenha passado, quando agimos como se jovens fôssemos, seremos jovens. Teremos o melhor da juventude: energia, vontade e alegria de viver, projetos para o presente e para o futuro. 

Começamos a envelhecer quando nossos sonhos dão lugar a lamentações. Enquanto mantivermos acesa a chama do interesse pela vida, ela, a vida, nos alimentará com o oxigênio da motivação que nos manterá jovens mais tempo. 

Não devemos entregar nossa idade aos caprichos do tempo, que é impiedoso, e não ouve nossos clamores para que pare.
Porque sua única razão é passar e passar... 

Fonte: Viriato Moura / [email protected] 
 
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/ 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viriato Moura doa documentos ao Centro Cultural e de Documentação Histórica do Judiciário de Rondônia (CCDH)

Viriato Moura doa documentos ao Centro Cultural e de Documentação Histórica do Judiciário de Rondônia (CCDH)

O Centro Cultural e de Documentação Histórica do Judiciário de Rondônia (CCDH), vinculado à Escola de Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), r

Sem solidariedade e compaixão, ainda que saiba medicina, o médico não fará uma boa medicina

Sem solidariedade e compaixão, ainda que saiba medicina, o médico não fará uma boa medicina

As crianças ouvem tanto “não faça isso”, “isso não pode”, “isso faz mal” e tantas outras reprimendas que podem conclui que viver faz mal à saúde. O

A previsibilidade, num confronto, abre caminho para a derrota

A previsibilidade, num confronto, abre caminho para a derrota

A fé no imponderável, no divino, dá vida mais longa à esperança.O silêncio é duvidoso.A insegurança convence mais que a segurança.Quem nunca diz o q

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)