Porto Velho (RO) sexta-feira, 19 de abril de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Viriato Moura

A ARTE DE IGNORAR


 
A ignorância é o estado daquele que não tem conhecimento, cultura, em virtude da falta de estudo, experiência ou prática. Esta ignorância nos faz mais frágeis. Porque quem não sabe é mais vulnerável sob todos os aspectos. Este é um conceito genérico, semântico. Esta é a ignorância dos néscios. 

Há, todavia, um tipo de ignorância que foge a concepção simplista de tão-somente desconhecer. É a ignorância permitida, é o mesmo que desconsiderar o que se sabe. Ou seja: mesmo que nos seja dado a conhecer por palavras e ou obras, fazemos de contas que não sabemos. Não damos importância. Não reagimos na proporção incitada pelos fatos. 

Não dar atenção, não nos perturbar, não reagir de modo antagônico a certas situações que a vida nos impõe pode demonstrar maturidade, equilíbrio emocional, sabedoria. 

Mas nem sempre! 

Ignorar os que nos incitam a reagir diante de suas ofensas, diante dos danos que nos provocam por vezes é a única maneira digna que dispomos para nos contrapor a nossos agressores. Todavia, dar a outra face à tapa nem sempre é uma atitude pedagógica para os ofensores, reconheçamos com nossa humilde humanidade. Nestas condições, reagir é preciso. 

Decidir entre ignorar, desconsiderar e não reagir ou considerar ao pé da letra e dar o troco corretivo justo aos que nos provocam danos é uma arte. 

A arte de ignorar com razão. 

Fonte: Viriato Moura / [email protected] 
 
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sem solidariedade e compaixão, ainda que saiba medicina, o médico não fará uma boa medicina

Sem solidariedade e compaixão, ainda que saiba medicina, o médico não fará uma boa medicina

As crianças ouvem tanto “não faça isso”, “isso não pode”, “isso faz mal” e tantas outras reprimendas que podem conclui que viver faz mal à saúde. O

A previsibilidade, num confronto, abre caminho para a derrota

A previsibilidade, num confronto, abre caminho para a derrota

A fé no imponderável, no divino, dá vida mais longa à esperança.O silêncio é duvidoso.A insegurança convence mais que a segurança.Quem nunca diz o q

A carência de nobreza rasteja entre a vaidade e a hipocrisia

A carência de nobreza rasteja entre a vaidade e a hipocrisia

Entre o que somos e o que gostaríamos de ser, caminham nossas frustrações.A conduta expectante precisa de conhecimento, experiência e sensatez para

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)