Terça-feira, 10 de outubro de 2023 - 17h53

Um filho
da Ilha Dourada, que viveu no Funchal na Ilha do Madeira, mas virou brasileiros
em Santos e que, hoje, vive em São Paulo, com a idade de 91 anos é reconhecido
pelo seu trabalho profícuo de incentivar a leitura divulgando livros, brasileiros
e portugueses, matérias e artigos, de diversas formas, mas, principalmente por
e-mails. Tendo criado um rede de amigos, entre os quais muitos escritores,
Vasco Móises da Câmara, ao longo da vida, fez curso de Contabilidade, de
Administração e em Direito tendo feito pós-graduação em Lógica Jurídica, e, apesar
da dificuldade que possui na visão, conseguiu criar um mailing eficiente e se
comunicar, quase sempre por telefone, com um vasta quantidade de pessoas e,
mais importante, ser um grande promotor de cultura, capaz de ler centenas de
livros e artigos e repassar os que considera importantes sendo, muitas vezes, a
memória de recuperação de escritos do passado, uma espécie de Facebook humano,
pois, quando menos se espera lembra algum artigo ou matéria de 10, 13, 15 anos.
E faz isto por puro prazer intelectual, para divulgar o que julga importante. É
este Don Quixote moderno, um paladino da cultura, que escreveu as seguintes
palavras sobre os 18 anos do Gente de Opinião:
“EIS
UMA BELA VIDA:
A do
Gente de Opinião que completa 18 anos de lutas, guerras de letras para o bem de
uma grande cidade e a eloquência de um Estado. Este glorioso veículo de
comunicação durante esses 18 anos sempre esteve ao lado de seus leitores. Isto
representa o seu maior sucesso quando chega à maioridade. O Gente de Opinião
possui uma excelente equipe desde seu pequeno mensageiro ao diretor comercial,
passando por seus colunistas locais e do exterior! Com esta equipe lutadora,
comprometida com a verdade, fizeram este soberbo órgão de comunicação chegar a
esta idade tendo por lema o trabalho eficaz para alcançar as expectativas de
uma cidade, de um estado. A sociedade rondoniense deve, sem dúvida, estar
orgulhosa de ter em seu estado este grandioso e glorioso site! Andar ao lado de
seu povo é o lema distintivo deste transmissor de histórias, dedicadas com o
devido carinho as artes das letras. Suas colunas irradiam a realidade de um
povo. Seus belos artigos, suas brilhantes crônicas, suas opiniões magníficas
mensagens referentes à justiça, educação, etc. Por tudo isto que acabo de
retratar só nos resta tirar o chapéu para um cumprimento glorioso, do coração.
Viva o grande veículo de comunicação Gente de Opinião. Que estes 18 anos se
multipliquem por 70 vezes são os votos deste amigo.
"Vasco Móises da
Câmara”
Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Messi, sempre Messi, coloca a Argentina no mata-mata
Pelo grupo J, em Arlington, ao lado de Dallas, nos Estados Unidos, a Argentina venceu a Áustria por 2 a 0, nesta segunda-feira (22). O jogo não som

Cabo Verde e Egito surpreendem
A Celeste precisava ganhar o jogo contra Cabo Verde, pelo grupo H, em Miami. E foi para cima buscando fazer uma vantagem de maneira rápida. O time p

Espanha atropela Arábia Saudita
Bélgica e Irã não saíram do 0 a 0 neste domingo (21), em Inglewood, nos Estados Unidos, pela Copa do Mundo. Foi um jogo em que a Bélgica dominou as

Samurais implacáveis eliminam Tunísia com goleada
Em Monterrey, no México, Japão e Tunísia, na madrugada deste domingo (21), fizeram o milésimo jogo das copas de mundo. Havia, pelo retrospecto, um c
Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)