Porto Velho (RO) segunda-feira, 22 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Silvio Persivo

Um preito de um grande promotor cultural ao trabalho do Gente de Opinião

É sempre importante ser estimulado por quem, como Vasco Câmara, possui discernimento e experiência para validar o respeito que temos por nossos leitores e o compromisso com a diversidade


Vasco Móises da Câmara - Gente de Opinião
Vasco Móises da Câmara

Um filho da Ilha Dourada, que viveu no Funchal na Ilha do Madeira, mas virou brasileiros em Santos e que, hoje, vive em São Paulo, com a idade de 91 anos é reconhecido pelo seu trabalho profícuo de incentivar a leitura divulgando livros, brasileiros e portugueses, matérias e artigos, de diversas formas, mas, principalmente por e-mails. Tendo criado um rede de amigos, entre os quais muitos escritores, Vasco Móises da Câmara, ao longo da vida, fez curso de Contabilidade, de Administração e em Direito tendo feito pós-graduação em Lógica Jurídica, e, apesar da dificuldade que possui na visão, conseguiu criar um mailing eficiente e se comunicar, quase sempre por telefone, com um vasta quantidade de pessoas e, mais importante, ser um grande promotor de cultura, capaz de ler centenas de livros e artigos e repassar os que considera importantes sendo, muitas vezes, a memória de recuperação de escritos do passado, uma espécie de Facebook humano, pois, quando menos se espera lembra algum artigo ou matéria de 10, 13, 15 anos. E faz isto por puro prazer intelectual, para divulgar o que julga importante. É este Don Quixote moderno, um paladino da cultura, que escreveu as seguintes palavras sobre os 18 anos do Gente de Opinião:

“EIS UMA BELA VIDA:

A do Gente de Opinião que completa 18 anos de lutas, guerras de letras para o bem de uma grande cidade e a eloquência de um Estado. Este glorioso veículo de comunicação durante esses 18 anos sempre esteve ao lado de seus leitores. Isto representa o seu maior sucesso quando chega à maioridade. O Gente de Opinião possui uma excelente equipe desde seu pequeno mensageiro ao diretor comercial, passando por seus colunistas locais e do exterior! Com esta equipe lutadora, comprometida com a verdade, fizeram este soberbo órgão de comunicação chegar a esta idade tendo por lema o trabalho eficaz para alcançar as expectativas de uma cidade, de um estado. A sociedade rondoniense deve, sem dúvida, estar orgulhosa de ter em seu estado este grandioso e glorioso site! Andar ao lado de seu povo é o lema distintivo deste transmissor de histórias, dedicadas com o devido carinho as artes das letras. Suas colunas irradiam a realidade de um povo. Seus belos artigos, suas brilhantes crônicas, suas opiniões magníficas mensagens referentes à justiça, educação, etc. Por tudo isto que acabo de retratar só nos resta tirar o chapéu para um cumprimento glorioso, do coração. Viva o grande veículo de comunicação Gente de Opinião. Que estes 18 anos se multipliquem por 70 vezes são os votos deste amigo.

"Vasco Móises da Câmara”

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Messi, sempre Messi, coloca a Argentina no mata-mata

Messi, sempre Messi, coloca a Argentina no mata-mata

Pelo grupo J, em Arlington, ao lado de Dallas, nos Estados Unidos, a  Argentina venceu a Áustria por 2 a 0, nesta segunda-feira (22). O jogo não som

Cabo Verde e Egito surpreendem

Cabo Verde e Egito surpreendem

A Celeste precisava ganhar o jogo contra Cabo Verde, pelo grupo H, em Miami. E foi para cima buscando fazer uma vantagem de maneira rápida. O time p

Espanha atropela Arábia Saudita

Espanha atropela Arábia Saudita

Bélgica e Irã não saíram do 0 a 0 neste domingo (21), em Inglewood, nos Estados Unidos, pela Copa do Mundo. Foi um jogo em que a Bélgica dominou as

Samurais implacáveis eliminam Tunísia com goleada

Samurais implacáveis eliminam Tunísia com goleada

Em Monterrey, no México, Japão e Tunísia, na madrugada deste domingo (21), fizeram o milésimo jogo das copas de mundo. Havia, pelo retrospecto, um c

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)