Porto Velho (RO) sábado, 27 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Silvio Persivo

Talvez ser inculto não seja tão ruim


Talvez ser inculto não seja tão ruim - Gente de Opinião

Hoje me pego pensando que, algumas vezes, já fui culto. E ser culto não é, embora para muitos pareça ser, ler muito livros, e, neste particular, desde muito cedo, fui um leitor voraz, mas sim, possuir uma cultura sólida, o que não tem nada a haver com bacharelesca. E sim com a visão de mundo. Entendo, na maior parte da vida entendi, que ser culto é ser capaz de compreender seu mundo, e, malgrado a sua complexidade, ter parâmetros que possibilitem uma visão integrada, uma visão de mundo que possa ser orientadora de nossos passos. É verdade que se trata de uma definição ampla que pode abarcar tanto um religioso, quanto um marxista ou até mesmo quem é sábio por natureza, capaz de ver na simplicidade e no prazer dos dias um sentido. Aliás, falo em culto quando deveria dizer que já fui uma pessoa culta, uma pessoa que tem cultura, que é instruída, civilizada ou informada, que tem conhecimento sobre vários assuntos e consegue organizá-los para a vida, por ter compreendido como deve viver. E, como sou uma pessoa do século passado, nascido exatamente na metade do século passado, sou de uma geração que viu o mundo passar de uma realidade aparentemente semiestática para o relativismo atual, a fragmentação do mundo ou, como é tratado por muitos, o atual mal estar da civilização. Em algumas coisas vivi atrasado mesmo. Devo confessar que quando fui participar da geração do sexo, das drogas e do Rocn’N’Roll cheguei um pouco atrasado. No começo, hoje reconheço, ter sido um pouco elitista, influenciado por meu pai que via na moda de usar o idioma inglês e de imitar seus costumes, um fator de desagregação social e de decadência dos costumes. Assim via os Beatles com certa relutância, como uma banda de musicalidade, porém barulhenta e com umas letras inocentes e meio bobocas. Estava errado é certo. E logo vi em Roberto Carlos a inovação que representava com suas camisas de gola russa, que adorei, e os cabelos longos. O mundo mudou celeremente a partir dos cabeludos de Liverpool. E minha visão passou da literatura para a política. Até tentar aprender alemão tentei para ler Marx no original e só consegui me apaixonar pela professora de alemão. E era muito careta. Queria ter consciência tanto que foi a cerveja, a primeira droga que usei depois do primeiro porre de cachaça no trote de faculdade de Economia. Isto é sim uma rememoração sobre meu passado e as mudanças. Com base no fato de que faz tempo que não me sinto uma pessoa de cultura. Não é porque tenho que aprender com jovens coisas sobre computadores ou celulares. E sim porque, embora em algumas áreas tenha uma visão muito clara do que vai acontecer, ou seja, saiba separar a informação dos ruídos, não consigo mais, como em algumas vezes, no passado, ter um sentido, ter, apesar do meu otimismo, uma visão coerente das coisas, do futuro. Talvez também o mundo tenha sido sempre assim e não conseguisse enxergar. Talvez...O que me consola não é que existam muito mais pessoas que nem esta visão conseguem ter, todavia sim que isto não tem a menor importância. Constato apenas que sou um sobrevivente e, como tal, devo ser o mais feliz possível. Talvez este seja o real sentido da vida. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Egito passa susto, mas obtém vaga inédita

Egito passa susto, mas obtém vaga inédita

Muito embora um modelo estatístico da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que simulou 100 mil partidas entre Egito e Irã, tenha apontado que o Irã com 36

Espanha vence Uruguai para a glória de Cabo Verde

Espanha vence Uruguai para a glória de Cabo Verde

Na última rodada do grupo H da Copa do Mundo, a Espanha enfrentou o Uruguai em Guadalajara.  Embora com algum favoritismo para os espanhóis, o come

Turquia ganha no fim, mas não muda nada

Turquia ganha no fim, mas não muda nada

Em Los Angeles, os Estados Unidos entraram em campo em ritmo de festa  contra a Turquia, mesmo com um elenco alternativo. E vieram com tudo tanto qu

Com empate Japão será o próximo adversário do Brasil

Com empate Japão será o próximo adversário do Brasil

Principalmente no primeiro tempo, apesar de Nakamura ter se destacado como o melhor em campo no solo texano, o jogo, pelo grupo F da Copa, o jogo nã

Gente de Opinião Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)