Porto Velho (RO) sábado, 7 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Silvio Persivo

A floresta plantada em áreas degradadas gera renda


A floresta plantada em áreas degradadas gera renda  - Gente de OpiniãoPelo menos desd’a década de oitenta que se reclama que Rondônia vem destruindo suas florestas e toda a sua rica biodiversidade, porém, ultimamente, o Estado de Rondônia tem demonstrado que já exsite uma grande preocupação com o valor às árvores em pé, como forma de geração de empregos e renda e de proteção ao meio ambiente.

O exemplo pioneiro provém de um projeto iniciado a partir da constatação, pelo Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias do Estado de Rondônia-SIMPI/RO, da falta de sustentabilidade do setor madeireiro no médio prazo se não houver uma reposição da floresta. Foi a partir desta constatação que surgiu o projeto Curupira (Vídeo AQUI), que pretende por meio de investidores plantar árvores em pequenas propriedades recuperando áreas degradadas e dando ao pequeno produtor um meio de subsistência e uma espécie de aposentadoria pela venda da madeira. O projeto Curupira, que já possui áreas experimentais em 20 hectares e programa plantar mais 100 hectares este ano, com teça e paricá, é, sem dúvida, um projeto louvável e inovador.


 

Gente de Opinião

Plantar árvores é um grande negócio

Agora, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Ambiental, o governo de Rondônia acaba de normatizar o plantio de árvorespara fins comerciais. Com isto, a produção de florestas plantadas passa a ser considerada uma atividade altamente lucrativa, ampliando a base produtiva rural e impulsionando a economia do estado. Como um subproduto desta normatização na primeira Feira de Tecnologia e Oportunidade de Negócios Agropecuários, que estará sendo realizada em Ji-Paraná, entre 24 e 27 neste mês de maio, está sendo distribuída a cartilha “Plantar Árvores em Rondônia é um grande negócio”. O slogan é muito forte por acentuar que, num estado onde os grandes negócios sempre foram a pecuária e o tráfico ilegal de madeira, é possível, respeitando a lei e a ecologia, se obter um enriquecimento lícito. Como bem destacou a secretaria do Desenvolvimento Ambiental, Nanci Maria Rodrigues da Silva, o plantio de árvores para fins comerciais é um excelente negócio, além de ser sustentável por seus benefícios econômicos, sociais e ambientais. A publicação da cartilha foi resultado de uma parceria do Governo de Rondônia com a Associação Rondoniense dos Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas, Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e Associação Rondoniense de Engenheiros Florestais (AREF), porém, é um progresso para todo o Estado e uma afirmação, a partir do governo, que a semente plantada de demonstrar que a verdadeira vocação e o grande negócio da Amazônia é plantar árvores está começando a crescer e se afirmar como uma realidade.

Fonte: Diz Persivo

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 7 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Gefion: o supercomputador que está transformando a inovação

Gefion: o supercomputador que está transformando a inovação

Você já ouviu falar no Gefion? Ele é o primeiro supercomputador da Dinamarca, e uma verdadeira potência tecnológica! Inaugurado em 23 de outubro de

O Impacto Negativo da Instabilidade Jurídica no Crescimento Econômico Brasileiro

O Impacto Negativo da Instabilidade Jurídica no Crescimento Econômico Brasileiro

No cenário atual, fica cada vez mais evidente que muitas autoridades e políticos parecem não entender o que realmente significa ter um negócio ou in

Bernardinho na “Semana S” inspirou jovens e líderes a superar desafios

Bernardinho na “Semana S” inspirou jovens e líderes a superar desafios

Fui, na sexta-feira 16 de maio, ao Talismã 21 participar da Semana S no dia dedicado aos empresários. Confesso que sem muita expectativa na medida e

Desvendando o amanhã: o que Ricardo Amorim nos ensinou

Desvendando o amanhã: o que Ricardo Amorim nos ensinou

No Fórum de Desenvolvimento Econômico de Rondônia, realizado nesta última terça-feira (29 de abril), o Governo de Rondônia marcou um gol ao encher o

Gente de Opinião Sábado, 7 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)