Porto Velho (RO) sábado, 7 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 08/12/09


 
Primeira Mão - 08/12/09 - Gente de Opinião
UMA BOA NOTÍCIA QUE AS ONGS
FAZEM QUESTÃO DE NÃO DIVULGAR


Um estudo publicado no final da semana em uma das mais importantes revistas científicas do mundo, a "Science", traz uma informação que as ONGs que vivem do dinheiro público e de anúncios assustadores sobre a região, fazem questão de ignorar. Diz o estudo, entre várias outras informações, que o nível do desmatamento no Brasil caiu mais de 64% nos últimos quatro anos. Anuncia ainda a publicação que seriam necessários investimentos de mais de 18 bilhões de dólares nos próximos dez anos para que o desmatamento no Brasil fosse zerado. Mas o importante é ressaltar que há sim, queda significativa dos índices de desmatamento nos últimos anos, sem que a mais importante região do Planeta diminuísse sua população (pelo contrário) ou sua produtividade. As ONGs querem que a Amazônia volte há dois séculos atrás, quando praticamente só tinha populações indígenas a habitá-la. E ainda vivem às custas do erário público – mesmo com o pomposo apelido de “não governamentais” – além da grande maioria delas existirem apenas para enriquecer seus líderes e pouco fazendo, de prático, pela região amazônica. Fazer de conta que as medidas que estão sendo tomadas contra o desmatamento não estejam fazendo efeito real é coisa que as ONGs não querem informar à população. Se as coisas não funcionam com o catastrofismo com que elas anunciam o fim do mundo, melhor usar a esperteza e ignorar que as boas notícias existam. E é o que elas fazem.

SEIS NA ESTRADA

Dos seis pré-candidatos ao governo, cinco concentraram suas ações no interior, neste último final de semana. O petista Eduardo Valverde, contudo, ficou até sexta à noite em Porto Velho, para participar do jantar de final de ano da Fecomércio. Ficou, fez um rápido discurso e caiu na estrada. 


ESTRELA

Expedito Júnior foi a estrela do encontro do PSDB ocorrido em Guajará Mirim. Superlotação na Câmara Municipal da cidade, discursos entusiasmados e apoios surpreendentes ao nome do ex-senador marcaram o encontro na cidade fronteiriça. Como pré-candidato, Expedito saiu mais que satisfeito do encontro. 


FECHANDO ACORDO?


Duas grandes surpresas na reunião dos tucanos em Guajará: a presença do deputado federal e presidente regional do PSB, Mauro Nazif e do deputado federal e presidente do PPS Moreira Mendes. Ouve-se que os dois estariam perto de fechar um acordo com o PSDB para 2010. 


SÓ EM 2010

O caso que envolve o julgamento do governador Ivo Cassol pelo TSE dificilmente entrará na pauta novamente este ano. Os ministros têm apenas três reuniões antes do recesso de dezembro. Numa delas, ao menos até agora, não consta na pauta o caso Cassol. Ou seja, ele pode entrar novamente em discussão só no final de fevereiro do ano que vem. 


UMA SÓ PREOCUPAÇÃO

Se o resultado for contra ele, Cassol ainda poderá apresentar novos recursos. No final, se tiver que sair, sairá somente no final de março. Ou em abril, como sairia de qualquer forma porque concorrerá ao Senado. A preocupação dos governistas, agora, é apenas ter certeza se João Cahulla ficará no comando do Estado durante seis meses. 


FOI MERECIDO

Foi muito mais difícil do que todos imaginavam, mas o Mengão comemora, merecidamente, o título de campeão brasileiro deste ano. O campeonato foi espetacular, decidindo título e rebaixamento na última rodada. De horrorosa, só as cenas criadas pela torcida do Coritiba, que viu seu time cair à segunda divisão e depois deu um espetáculo de horror. 

RADICAIS NO PODER

Os bolivianos, em sua grande maioria, decidiram dar mais um mandato ao seu presidente Evo Morales. Ele ganhou fácil a eleição no primeiro turno. A instabilidade política da América Latina cresce com esquerdistas radicais como Morales assumindo o poder. Mas a escolha democrática do povo tem que ser respeitada. 


É GRANA DEMAIS!


Quem acredita na sorte, tem que aproveitar a oportunidade. A Mega Sena vai sortear, desta quarta-feira e até o final do ano, prêmios que totalizam mais de 120 milhões de reais. Amanhã, a Mega acumulada pode fazer um milionário com 24 milhões. E dia 31 tem o sorteio da maior loteria da história: mais de 100 milhões de reais. É hora de correr às lotéricas. 


DOBRADINHA

O grupo do ex-presidente da Assembléia, Carlão de Oliveira, prepara sua volta à política em 2010. Ele vai concorrer novamente a uma cadeira no legislativo estadual. A idéia é fazer dobradinha com seu filho, o vereador Jean Oliveira, que disputará uma cadeira à Câmara Federal. 

Fonte: Sergio Pires - [email protected]  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 7 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

  Lula vem regularizar centenas de terras da reforma agrária, mas produtores das áreas de reserva estão fora

Lula vem regularizar centenas de terras da reforma agrária, mas produtores das áreas de reserva estão fora

Não se pode negar que, para um grupo de produtores rondonienses, a notícia é muito boa. Centenas deles, reféns de uma legislação antiga, que incluía

Inteligência artificial: máquina planejou chantagear cientista para não ser desligada

Inteligência artificial: máquina planejou chantagear cientista para não ser desligada

A ficção começa a se tornar realidade. As máquinas já conseguem, através da Inteligência Artificial, tomar decisões humanas, como por exemplo, chant

O chilique da Marina das ongs só teve crédito entre os que se deitam para que os interesses estrangeiros limpem seus pés

O chilique da Marina das ongs só teve crédito entre os que se deitam para que os interesses estrangeiros limpem seus pés

          Quando a Rainha das ONGs quis comandar uma sessão da Comissão de Infraestrutura do Senado e não lhe foi permitida, ela percorreu aquele cam

Nossa economia dá um salto! Rondônia comemora segundo maior PIB do país junto com Mato Grosso do Sul

Nossa economia dá um salto! Rondônia comemora segundo maior PIB do país junto com Mato Grosso do Sul

          Ter o segundo maior crescimento do PIB no Brasil, não é para qualquer um! É por isso que pelos lados do Palácio Rio Madeira/CPA há comemor

Gente de Opinião Sábado, 7 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)