Porto Velho (RO) sábado, 7 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 07/05/10


Primeira Mão - 07/05/10 - Gente de Opinião

“ELLE” ESTÁ VOLTANDO! É NOSSA
HISTÓRIA SE REPETINDO COMO FARSA


 

A história se repete como farsa. A célebre frase de Karl Marx, extraída do “18 Brumário de Louis Bonaparte, se encaixa perfeitamente no Brasil, onde o que ocorreu no passado é esquecido logo em seguida e o povão, lá no fundo, tem é pena de criminosos, de ladrões do dinheiro público, de corruptos. Não importa o que fez no passado, a péssima memória e o coração mole – geralmente os dois – do eleitor brasileiro leva de novo ao poder políticos que deveriam, se fôssemos um país sério, estar enterrados num jazigo eterno da política. Os exemplos são inúmeros, incontáveis. Tudo isso para dizer que “Elle” está de  volta. “Elle” mesmo, Fernando Collor de Mello,  “aquelle” que saiu escorraçado do Palácio do Planalto, depois de fazer um governo que viveu sob todo o tipo de suspeita, quando o povo esperava dele a revolução social, econômica e cultural que prometera. Obcecado por cassá-lo, o PT, então ferrenha oposição, aliou-se a todos os que eram antiCollor e conseguiu defenestrá-lo do poder, tirando pela primeira, via cassação de mandato, o cargo de um Presidente da República legitimamente eleito.

 A cena de Collor e sua então esposa, Rosane, deixando de mãos dadas o Palácio, caiu no esquecimento. Seu governo cheio de erros, amancebado com figuras sinistras como as de PC Farias e deixando um lastro do que de pior a política pode mostrar, não bastou para colocá-lo no lixo da história. Collor, que já é senador, está de volta. E hoje é disparado o preferido para voltar ao governo de Alagoas. Em breve, pelo andar da carruagem, estará de novo pronto para o Planalto. Pobre de nós, brasileiros de coração mole e memória política terrível. Pior para a história, que, como disse Marx, tende a se repetir como farsa.

  

BLEFANDO?

Blefe para conseguir mais espaço ou plano real e factível? Não se sabe ainda se o ex-prefeito de Vilhena, Melki Donadon, leva até o fim sua pré-candidatura ao Governo pelo pequeno PHS. Ele garante que sim e calcula que pode ir ao segundo turno, onde ocorre praticamente uma nova eleição. Mas, na verdade, a missão do líder político do Cone Sul é daquelas que nem Tom Cruise conseguiria cumprir.

 

DO LADO DE LÁ

Melki tentou várias alianças, buscou acordos, conversou com lideranças. Tentou ser vice em pelo menos duas chapas ao Governo. Ameaçou uma pré-candidatura ao Senado e em todas as situações, não foi adiante porque não encontrou o respaldo que esperava do lado de lá da conversa. Agora avisa: vai mesmo para a corrida pelo Palácio Presidente Vargas.

 

JÁ SÃO SETE

Com isso, já são sete os postulantes ao Governo do Estado: João Cahulla, Expedito Júnior, Confúcio Moura, Eduardo Valverde, o empresário e senador Acir Gurgacz, a professora Rosangela, do PSOL, e, finalmente, o ex-prefeito Melki Donadon. Se todos acabarem mesmo entrando na disputa, fica cada vez mais claro que haverá segundo turno. Daí, é outra história.

 

NÚMEROS QUE ASSUSTAM

O deputado Silvernani Santos, do DEM, apresentou na tribuna da Assembléia números que deixam qualquer pessoa apavorada: o trânsito de Porto Velho causa uma média diária de 40 pessoas feridas, quando não 45 em dias onde há mais acidentes. Nessa média, são 1.200 feridos/mês, mais de 14 mil ao ano. Se isso não bastar para alertar as autoridades competentes, nada mais resolver.

 

JEITO DIFERENTE

O presidente da Assembléia, Neodi Carlos, tem um jeito diferente de fazer  política. Trabalha duro, anda por todo o Estado mas, na verdade, usa menos a mídia em seu benefício do que poderia fazê-lo. Prefere sempre dividir o sucesso de uma legislatura com resultados além do esperado, com os demais deputados. É trabalhador e modesto. É da lavra dele grande parte dos avanços de um poder que estava sob fogo cruzado na opinião pública.

 

SEM HORIZONTE

Por falar em Assembléia, o caso Miguel Sena é, nesse momento, o que mais preocupa dentro do legislativo estadual. O próprio Sena continua lutando com unhas e dentes para manter sua cadeira, cassada pelo TRE e a ALE tem que cumprir a lei, afastando-o dentro dos prazos previstos em lei. Não há ainda um horizonte claro sobre o que acontecerá daqui para a frente, nessa questão.

 

NA FILA

Se Sena sair mesmo, como exige o TRE, Há dois caminhos. Um deles é a posse da primeira suplente, Ana da 8, que já não está mais num dos partidos que compunha a aliança na última eleição para a Assembléia. Se ela não puder assumir, a vaga é do empresário e ex-deputado Everton Leoni. Ele, ao menos por enquanto, não quer nem ouvir falar no assunto.

 

INSEGURANÇA

A total falta de segurança próximo às agências bancárias é um verdadeiro chamariz para assaltantes. Nessa semana, aconteceu de novo. Num banco da avenida Nações Unidas, um correntista havia saído com mais de 2 mil reais quando foi atacado na porta do banco. Saiu tranquilamente sem ser incomodado por nenhum policial. Insegurança é assim mesmo...

 Fonte: Sergio Pires
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião no Twitter  /   YouTube

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 7 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

  Lula vem regularizar centenas de terras da reforma agrária, mas produtores das áreas de reserva estão fora

Lula vem regularizar centenas de terras da reforma agrária, mas produtores das áreas de reserva estão fora

Não se pode negar que, para um grupo de produtores rondonienses, a notícia é muito boa. Centenas deles, reféns de uma legislação antiga, que incluía

Inteligência artificial: máquina planejou chantagear cientista para não ser desligada

Inteligência artificial: máquina planejou chantagear cientista para não ser desligada

A ficção começa a se tornar realidade. As máquinas já conseguem, através da Inteligência Artificial, tomar decisões humanas, como por exemplo, chant

O chilique da Marina das ongs só teve crédito entre os que se deitam para que os interesses estrangeiros limpem seus pés

O chilique da Marina das ongs só teve crédito entre os que se deitam para que os interesses estrangeiros limpem seus pés

          Quando a Rainha das ONGs quis comandar uma sessão da Comissão de Infraestrutura do Senado e não lhe foi permitida, ela percorreu aquele cam

Nossa economia dá um salto! Rondônia comemora segundo maior PIB do país junto com Mato Grosso do Sul

Nossa economia dá um salto! Rondônia comemora segundo maior PIB do país junto com Mato Grosso do Sul

          Ter o segundo maior crescimento do PIB no Brasil, não é para qualquer um! É por isso que pelos lados do Palácio Rio Madeira/CPA há comemor

Gente de Opinião Sábado, 7 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)