Porto Velho (RO) segunda-feira, 9 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Sergio Pires

OPINIÃO DE PRIMEIRA - 24/12/11


OPINIÃO DE PRIMEIRA - 24/12/11 - Gente de Opinião
 CONFÚCIO PREVÊ UM 2012 MUITO MELHOR
 
QUE O SEU PRIMEIRO ANO DE GOVERNO
 
Durante longa conversa com a imprensa, essa semana, o governador Confúcio Moura analisou seu primeiro ano de governo, garantiu que sabia que iria encontrar enormes dificuldades, mas foi otimista em relação ao futuro. Não deixou de responder nada, inclusive aquelas questões mais complexas, como a roubalheira que envolveu deputados e servidores do Estado e a crise da saúde que não saiu do lugar. Confúcio chegou a confessar que, eventualmente, até pode cometer injustiças, porque simplesmente exonera qualquer pessoa suspeita de alguma irregularidade. Diz que isso lhe dói, mas prefere cortar o mal pela raiz. Com educação e equilíbrio, como sempre age, respondeu aos duros ataques do presidente interino da Assembleia, José Hermínio, com pedido de paz e diálogo. Não correu da briga o Governador, apenas exigiu que haja um Gente de Opiniãotratamento respeitável entre autoridades, mesmo que elas não concordem em nada. E foi mais longe: nenhum governo funciona sem maioria na Assembleia. O que quer dizer, claramente, que o Palácio Presidente Vargas vai sim, influenciar na escolha da nova Mesa Diretora. Não se sabe até que ponto irá trabalhar nesse sentido, mas não resta dúvida que quer ter a maioria no parlamento.
 
Confúcio falou sobre crises, greves, operações policiais, relacionamento com assessores e sua forma de governar. Falou do futuro, imaginando um 2012 muito melhor que este seu primeiro ano no comando do Estado e reafirmou uma série de medidas para resolver de vez a questão da saúde pública. Não falta vontade ao comandante. Se sua equipe falar a mesma linguagem dele e, principalmente, executar corretamente o que está planejado, há sim chance concreta de grandes avanços nessa área. Confúcio está bem intencionado e quer resultados. Se os terá, só o andamento das ações do governo poderão dizer. A coluna, de quem o governador diz ser leitor assíduo, vai acompanhar e cobrar. Mas também vai elogiar quando houver avanços.
 
 
 
 
RESPOSTA IMEDIATA
 
Nova pesquisa, das extraoficiais que são feitas na Capital, mostram que a crise na Assembleia atingiu em cheio possíveis candidaturas para 2012. Os envolvidos nos rolos entraram nelas com índices de rejeição explodindo. A população não perdoa sacanagens e nem sequer indícios delas. Carreiras políticas que estavam em ascensão, foram sepultadas com a Operação Termópilas.
 
 
 
TERMINOU
 
Até ontem, Valter Araújo, era considerado foragido. Mandado de prisão contra ele não foi cumprido, porque sumiu. A decisão de não se apresentar pode prejudicá-lo ainda mais, no contexto das inúmeras acusações que lhe são imputadas. Em termos políticos, também, o ainda deputado já deu adeus à sua antes promissora carreira.
 
 
 
SÓ BOM DIA...
 
Postagem do governador Confúcio Moura em seu blog, avisando que haverá mais uma superoperação policial – maior que a Termópilas – só fez crescer a boataria. Há um verdadeiro pânico em alguns setores.Muitas autoridades não atendem mais seus telefones e, quando falam, dizem no máximo “bom dia” ou “boa tarde”. O medo tomou conta de um monte de gente...
 
 
 
RESPOSTA
 
O deputado Ribamar Araújo, do PT, quer que a Assembleia se reúna, no recesso, para decidir sobre a Mesa Diretora e a situação dos deputados afastados dela. Ribamar afirma que não é possível a Mesa ser mantida apenas com dois membros (José Hermínio e Maurão de Carvalho). Mas destaca também que a ALE precisa dar uma resposta urgente à sociedade, sobre o que está ocorrendo no parlamento.
 
 
 
AMEAÇA PÚBLICA
 
José Hermínio já deixou claro que vai lutar com todas as armas para não deixar a presidência da Assembleia. Uma das táticas é atacar duramente o governador Confúcio Moura. Hermínio diz que, se não melhorar a saúde, vai pedir o impeachment de Confúcio. Claro aviso de que retaliará, caso o governador interfira no processo de acomodação da nova Mesa Diretora. O clima ainda vai esquentar mais.
 
 
 
GUERRA À OPOSIÇÃO
 
Hugo Chávez se baseou na pressão popular, que ele tem, porque cooptou o eleitorado mais pobre, grande maioria na sua Venezuela, para declarar guerra a qualquer opositor. Cristina Kirschner está fazendo o mesmo na Argentina. Evo Morales faz um governo populista, agita as massas e ameaça a oposição. A coisa está ficando feia na América Latina. Por enquanto, nós brasileiros ainda não chegamos lá. Mas se dependesse de alguns extremistas...
 
 
 
ESPERANÇA
 
Os cristãos comemoram o Natal. Os representantes de outros credos não. Mas, para a grande maioria dos brasileiros, é véspera da grande festa da cristandade, embora hoje muito mais comercial do que religiosa. De qualquer forma, a coluna deseja a todos os leitores que a acompanham há tanto tempo, um Natal feliz. Com menos violência e mais esperança, pelo menos.
 
 
 
PERGUNTINHA
 
Que presente o Papai Noel trará para os mais de 300 mil muito pobres que existem no Estado de Rondônia, segundo dados oficiais do governo?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 9 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Diminuem os católicos, crescem os evangélicos. Em Porto Velho, os números apontam para um empate técnico

Diminuem os católicos, crescem os evangélicos. Em Porto Velho, os números apontam para um empate técnico

          Para o Vaticano, o Brasil continua sendo o país mais católico do mundo, com 182 milhões de seguidores da Igreja Católica. Os números oriund

  Lula vem regularizar centenas de terras da reforma agrária, mas produtores das áreas de reserva estão fora

Lula vem regularizar centenas de terras da reforma agrária, mas produtores das áreas de reserva estão fora

Não se pode negar que, para um grupo de produtores rondonienses, a notícia é muito boa. Centenas deles, reféns de uma legislação antiga, que incluía

Inteligência artificial: máquina planejou chantagear cientista para não ser desligada

Inteligência artificial: máquina planejou chantagear cientista para não ser desligada

A ficção começa a se tornar realidade. As máquinas já conseguem, através da Inteligência Artificial, tomar decisões humanas, como por exemplo, chant

O chilique da Marina das ongs só teve crédito entre os que se deitam para que os interesses estrangeiros limpem seus pés

O chilique da Marina das ongs só teve crédito entre os que se deitam para que os interesses estrangeiros limpem seus pés

          Quando a Rainha das ONGs quis comandar uma sessão da Comissão de Infraestrutura do Senado e não lhe foi permitida, ela percorreu aquele cam

Gente de Opinião Segunda-feira, 9 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)