Porto Velho (RO) segunda-feira, 9 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Simetrias no poder. Bebiano é o Pallocci do PSL?


Simetrias no poder. Bebiano é o Pallocci do PSL? - Gente de Opinião

Carlos Bolsonaro parece uma pessoa desarvorada, sem senso de equilíbrio. Mas não é ele o problema. O problema é o pai. Jair Bolsonaro usa o filho como instrumento. "É assustador".“Perdi a confiança no Jair. Tenho vergonha de ter acreditado nele. É uma pessoa louca, um perigo para o Brasil”.


“Preciso pedir desculpas ao Brasil por ter viabilizado a candidatura de Bolsonaro. Nunca imaginei que ele seria um presidente tão fraco”.

Diversos jornalistas – Lauro Jardim e Gerson Camarotti entre eles – têm publicado essas declarações nos últimos dias, atribuindo-as a ninguém menos do que o (ainda) ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno. 

Há mais de uma semana uma onda de fuxicos, transmitidos principalmente pelas redes sociais da internet, vem reduzindo o governo a um disse-me-disse desgastante. A pequenez dessas sucessivas declarações contrasta com os graves momentos vividos pelo país, dando uma sensação de que o Brasil está sem comando efetivo.

O que surpreende e até choca é a autoria das confidências. Bebianno foi um dos aliados de primeira hora de Bolsonaro na campanha eleitoral do ano passado. O que parecia iniciativa do filho mais novo e mais próximo do presidente, que envenenava a situação para atacar Bebiano, mostrou sua face real quando Bolsonaro criticou pela internet o ministro porque ele marcara uma reunião com o vice-presidente de relações institucionais do grupo Globo, Paulo Tonet Camargo, no Palácio do Planalto.

“Como você coloca nossos inimigos dentro de casa?”, questionou o presidente, segundo a revista Veja. Bebianno tentava abrir um canal de diálogo com a emissora, colocada no índex pelo clã Bolsonaro e atacada diretamente por ele. O presidente e os filhos enquadraram a Globo, Veja e a Folha de S. Paulo dentre seus principais inimigos, adotando como modelo de ataque os procedimentos de Donald Trump nos Estados Unidos. Bebiano estaria vazando informações para a imprensa, incluindo a revista Antagonista.

O governo Bolsonaro, quem diria, tido como beneficiado pela grande imprensa, agora se parece aos governos do PT, sempre vendo uma conspiração por trás das notícias e iniciativas da mídia. Bebiano, nesse paralelo, poderia ser candidato a Palocci do PSL?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 9 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

De Periquitos ao Cine Embaúba, Nilsinho exibiu Bruce Lee e Zé do Caixão para alegria dos garimpeiros

De Periquitos ao Cine Embaúba, Nilsinho exibiu Bruce Lee e Zé do Caixão para alegria dos garimpeiros

Em Periquitos, o primeiro garimpo onde trabalhou, Nilsinho viu muito ouro em movimento. Falo de Eunilson Ribeiro, um dos personagens do meu livro "Ter

Do resgate de línguas indígenas, tupi faz aniversário de 20 anos em Rondônia

Do resgate de línguas indígenas, tupi faz aniversário de 20 anos em Rondônia

Faz 20 anos que o linguista Nilson Gabas Júnior, do Museu Paraense Emílio Goeldi, iniciava em Rondônia seu projeto de resgate da língua tupi. Ele visi

Tem morcego no curral? Chame o Governo

Tem morcego no curral? Chame o Governo

Quero hoje falar de morcegos. O governo estadual tem profissionais competentes que tratam do assunto. Em minha fase de repórter na comunicação social,

 Fest CineAmazônia faz falta em tempos de violência e do fim dos pajés na região amazônica ocidental

Fest CineAmazônia faz falta em tempos de violência e do fim dos pajés na região amazônica ocidental

Como faz falta o Fest CineAmazônia! No atual período de envenenamento agropecuário e ataques latifundiários madeireiros a acampamentos camponeses na r

Gente de Opinião Segunda-feira, 9 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)