Sábado, 29 de julho de 2023 - 11h26
WASHINGTON, D.C – Seis meses depois de enviar sugestões para Amazônia ao governo federal, antes da posse presidencial, o rondoniense Samuel Sales Saraiva já se conformava com o prolongado silêncio. No entanto, se surpreendeu ao receber do Ministério da Agricultura o ofício nº 283/2023/SDI/MAPA, datado de 28 de julho, comunicando a edição do Plano Amazônia + Sustentável.
Para esse plano, Sales Saraiva contribuiu com o reforço de cinco variantes. “O acolhimento da proposta pelo governo é um reconhecimento gratificante ao exercício da cidadania, mesmo vivendo a 7 mil quilômetros daquela região que me serviu de berço. Compartilho, portanto, minha satisfação”
O Plano de Desenvolvimento Agropecuário da Amazônia – Plano Amazônia + Sustentável orienta o desenvolvimento sustentável da Amazônia com valorização da diversidade sociocultural e ecológica e redução das desigualdades regionais.
Estão previstas diversas ações de ordenamento territorial – regularização fundiária e conformidade ambiental, estruturação produtiva, com amplas chances de crescimento da chamada bioeconomia, sanidade, cadeias descarbonizantes, assistência técnica direcionada e agroindustrialização.
Quando fez a sugestão, Sales Saraiva enviou-a também ao ex-senador Álvaro Dias, que lhe deu validade e a reforçou ao governo.
O Plano Amazônia Sustentável (PAS) propõe um conjunto de diretrizes para orientar o desenvolvimento sustentável da Amazônia com valorização da diversidade sociocultural e ecológica e redução das desigualdades regionais.
“O documento que apresentei antes mesmo da posse presidencial, foi apresentado em formato de Carta Aberta, e registrado em extensa matéria assinada pelo jornalista Montezuma Cruz”, lembrou Sales Saraiva.
Durante quatro décadas de dedicação a Amazônia, o rondoniense que foi suplente de deputado federal na 47ª legislatura, apresentou diversas sugestões ao governo, das quais, o Projeto Transfronteira e a proposição sobre educação ambiental, então acolhida pelo ex-líder do Podemos, Álvaro Dias, e encaminhada ao ministério do meio ambiente do governo passado, sem ressonância.
“Gostaríamos de agradecer a colaboração encaminhada. É muito importante que todos se unam nos esforços para promover o desenvolvimento socioeconômico e ambiental dessa região que possui um patrimônio natural de valor inestimável. Seu interesse e contribuição são valiosos e demonstram que, juntos, podemos fazer a diferença na construção de um futuro mais sustentável”, assinou o secretário adjunto de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Ministério da Agricultura e Pecuária, Pedro Alves Corrêa Neto.
O Plano governamental atende à conservação ambiental e à autonomia financeira de produtores rurais no Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia e Tocantins. Na íntegra, o documento enviado por Pedro Corrêa Neto a Sales Saraiva:
De Periquitos ao Cine Embaúba, Nilsinho exibiu Bruce Lee e Zé do Caixão para alegria dos garimpeiros
Em Periquitos, o primeiro garimpo onde trabalhou, Nilsinho viu muito ouro em movimento. Falo de Eunilson Ribeiro, um dos personagens do meu livro "Ter
Do resgate de línguas indígenas, tupi faz aniversário de 20 anos em Rondônia
Faz 20 anos que o linguista Nilson Gabas Júnior, do Museu Paraense Emílio Goeldi, iniciava em Rondônia seu projeto de resgate da língua tupi. Ele visi
Tem morcego no curral? Chame o Governo
Quero hoje falar de morcegos. O governo estadual tem profissionais competentes que tratam do assunto. Em minha fase de repórter na comunicação social,
Fest CineAmazônia faz falta em tempos de violência e do fim dos pajés na região amazônica ocidental
Como faz falta o Fest CineAmazônia! No atual período de envenenamento agropecuário e ataques latifundiários madeireiros a acampamentos camponeses na r