Quinta-feira, 21 de outubro de 2010 - 17h51
![]() |
No momento, esta é a maior ponte em extensão na região. Os vãos estão interligados /PURUS ONLINE |
MONTEZUMA CRUZ
Amazônias
RIO BRANCO (AC) – De todas as pontes projetadas pelo governo federal para estados da região amazônica ocidental, a do Rio Purus, na BR-364, é mais adiantada. Sua conclusão está prevista o próximo ano. Edificada pela Construtora Cidade, por meio de convênio entre o governo estadual e Ministério dos Transportes, a ponte de 407 metros de extensão substituirá a antiga balsa nesse rio, no município de Manoel Urbano, a 212 quilômetros da capital acreana.
Os blocos estão se emendando. Há uma semana, moradores de Manoel Urbano estão impressionados com a nova fase da ponte. Os vãos principais estão interligados. Na prefeitura informa-se que a liberação para a passagem de veículos ocorrerá no primeiro semestre de 2011.
A ponte sobre o Purus deve pôr fim ao velho problema na travessia, o que também ocorre na confluência dos rios Madeira e Abunã, para a qual foi projetada – com nova licitação do DNIT – uma ponte com 1,3 mil metros de comprimento.
![]() |
Asfaltamento da BR-364 entre Sena Madureira e Feijó enfrenta uma grande dificuldade: o período chuvoso que se aproxima /AGÊNCIA ACRE |
Há muito tempo o Acre aguarda a conclusão do asfalto na BR-364, que já alcançou Cruzeiro do Sul, na fronteira com o Peru. As obras são interrompidas a cada “inverno” chuvoso, obrigando a população ao abastecimento aéreo, cujos fretes são bem mais caros. Cruzeiro do Sul, 70 mil habitantes, a segunda maior cidade do estado, fica isolada durante mais de seis meses por ano.
A distância entre Rio Branco e Cruzeiro é de 650 quilômetros. Um trecho de 130 km entre Rio Branco e Sena Madureira está pavimentado desde os anos 1990. Quatro pontes sobre quatro grandes rios que cortam a BR-364 começaram ser construídas em 2009. Devido ao “inverno”, as obras rodoviárias no Acre são ‘tocadas’ somente durante seis meses do ano, entre maio e outubro, quando chove menos, ou simplesmente não chove.
TAMANHO DAS PONTES ACREANAS
Rio Juruá – 550 metros
Rio Purus – 407 metros
Rio Envira – 300 metros
Rio Tarauacá – 300 metros
Valor das pontes R$ 245 milhões. Previsão de conclusão: fevereiro/2011.
Fonte: DNIT
E a repórter foi à ZBM, de bicicleta!
Setembro de 1979: no bairro do Roque e de suas casas noturnas com suas luzes estroboscópicas e mulheres bem-vestidas, o segundo escalão da zona do bai
A noite era uma criança no trevo do Roque
Boêmios e demais criaturas que frequentavam a noite da Capital rondoniense desfrutavam de excelentes casas noturnas entre as décadas de 1960 e 1970. O
Portador de dupla cidadania (brasileira e estadunidense) Samuel Sales Saraiva, ex-suplente de deputado federal (PMDB-RO) e autor intelectual de impo
Reciclagem de vidros se impõe a Rondônia
Segundo o químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier, na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Pensando nisso, podemos notar que