Porto Velho (RO) quinta-feira, 25 de abril de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

O dilúvio


O dilúvio - Gente de Opinião

Se os resultados da pesquisa do DataFolha retratam a realidade, é uma questão de tempo o afastamento de Jair Bolsonaro da presidência da República pelo único meio possível, o legal, que é o impeachment. Bolsonaro pode pelo menos tentar – e até conseguir – protelar a consumação do seu impedimento, mas estará diante da ameaça seguinte: a derrota prevista na eleição do próximo ano.

A protelação exigirá um gasto alto em medidas populistas, como uma nova versão do Bolsa Família, que ele já anunciou, em versão ampliada e incrementada. Sua margem de manobra, no entanto, em função da crise fiscal, é estreita – ou nenhuma. 

Outro fator que pode beneficiá-lo é a redução da gravidade da pandemia do coronavírus pelo avanço da vacinação e eventual maior seriedade no comportamento social (a ser avaliada ao fim deste veraneio de julho), a outra vacina contra a recidiva. Esse componente já não depende da vontade pessoal de Bolsonaro. Os escândalos na compra de vacinas e em outros momentos da atuação do governo deram um grau de autonomia à política sanitária.

O comportamento do capitão é um elemento de perturbação. Ele continua a agir insensatamente, desafiando a compostura, arruinando o que ainda resta da solenidade do cargo e partindo para a oposição e os críticos como se estivesse numa briga de rua. Ou esses procedimentos derivam da sua patologia pessoal (e ele cavará a própria sepultura) ou continua a apostar no confronto extremo, radical, do tudo ou nada. Do golpe, portanto.

Mas quem o apoiará nesse golpe, num ambiente muito diferente daquele de 1964? E o que fazer do - e com o - país no dia seguinte? As forças armadas aceitarão seguir um comandante que pratica a máxima do absolutismo monárquico que deu na grande revolução francesa, depois de mim, o dilúvio?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Muito antes das modernas sedes do Fórum Criminal de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a história da rotina de atendimento no antigo

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Um aplicativo de fácil acesso popular para o registro de antecedentes de conduta afetiva, em casos de violência de natureza física ou psicológica fo

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Numa caótica organização judiciária, apenas duas Comarcas funcionavam em meados dos anos 1970. A Comarca de Porto Velho começava no Abunã e terminav

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

A exemplo de outras corajosas juízas e promotoras de justiça aqui estabelecidas entre 1960 e 1970, a paraense Salma Latif Resek Roumiê foi a primeir

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)