Porto Velho (RO) quinta-feira, 24 de abril de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Hospital militar dará assistência médica a soldados da borracha


 Hospital militar dará assistência médica a soldados da borracha  - Gente de Opinião

MONTEZUMA CRUZ
Amazônias

Soldados da borracha e seringueiros amazônicos ganharão assistência médica no Hospital da Guarnição, em Porto Velho, informou esta semana a direção do Sindsbor, que representa a categoria. A decisão foi tomada depois de uma reunião, no final do ano passado, na sede da 17ª Brigada e Infantaria de Selva, entre o vice-presidente, entre o vice-presidente da entidade, George Telles), o deputado federal Carlos Magno Ramos (PP-RO), e o comandante dessa unidade militar, general Ubiratan Poty.
 

O atendimento será extensivo às mulheres de seringueiros soldados da borracha ou remanescentes. Essa categoria foi constituída por cerca de 50 mil homens de estados nordestinos, que foram extrair látex na floresta amazônica durante a 2ª Guerra Mundial (1939-1945). Nos primeiros dois anos, pelo menos 30 mil morreram em consequência de doenças endêmicas e tropicais.  
 

O atendimento médico às famílias começará ainda este mês. Hoje (6), o secretário municipal de saúde de Porto Velho, Domingos Sávio, firmou parceria com o hospital militar, para os serviços de exames ambulatoriais. Participaram dessa segunda reunião o vice-presidente do Sindsbor, George Teles, o secretário Sávio e o dirigente do hospital, tenente-coronel Franco.
 

“É uma vitória da classe”, disse o presidente do sindicato, José Romão. Ele lembrou que os soldados da borracha foram recrutados no governo do ex-presidente Getúlio Vargas, com a promessa prometera apoio e assistência médica aos trabalhadores, entretanto, isso nunca ocorreu.
 

Em Brasília, com apoio do deputado Carlos Magno, está em fase de elaboração um convênio de atendimento médico a toda categoria em quatros estados da Região Norte (Acre, Amazonas, Pará e Rondônia).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 24 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

E a repórter foi à ZBM, de bicicleta!

E a repórter foi à ZBM, de bicicleta!

Setembro de 1979: no bairro do Roque e de suas casas noturnas com suas luzes estroboscópicas e mulheres bem-vestidas, o segundo escalão da zona do bai

A noite era uma criança no trevo do Roque

A noite era uma criança no trevo do Roque

Boêmios e demais criaturas que frequentavam a noite da Capital rondoniense desfrutavam de excelentes casas noturnas entre as décadas de 1960 e 1970. O

Exigência de vistos para turistas é prejudicial ao Brasil, desmotiva a convergência do turismo e em nada afetará os países citados pelo Itamaraty

Exigência de vistos para turistas é prejudicial ao Brasil, desmotiva a convergência do turismo e em nada afetará os países citados pelo Itamaraty

Portador de dupla cidadania (brasileira e estadunidense) Samuel Sales Saraiva, ex-suplente de deputado federal (PMDB-RO) e autor intelectual de impo

Reciclagem de vidros se impõe a Rondônia

Reciclagem de vidros se impõe a Rondônia

Segundo o químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier, na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Pensando nisso, podemos notar que

Gente de Opinião Quinta-feira, 24 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)