Terça-feira, 27 de outubro de 2009 - 19h50
Câmara dos Deputados discutirá reivindicações em audiência pública, anuncia Agasp. Caixa Econômica Federal deve mais de R$ 380 milhões à categoria. Para líder classista, esse dinheiro deve ser devolvido.
MONTEZUMA CRUZ
Agência Amazônia
BRASÍLIA – Garimpeiros que exploraram os veios da Serra Pelada, no Pará, cobram da Câmara dos Deputados urgência na votação do Projeto de Lei nº 5227/2009, que estabelece pensão vitalícia aos remanescentes do mais famoso garimpo do mundo nos anos 1980 e aposentadoria especial aos que ainda trabalham em garimpos da Amazônia e de outras regiões do País.
A informação foi dada hoje à Agência Amazônia pelo presidente da Associação Nacional dos Garimpeiros de Serra Pelada (Agasp), Toni Duarte. Segundo ele, sucessivas assembléias dos remanescentes de Serra Pelada confiaram à entidade “o encaminhamento dessa luta”.
Esta semana o deputado Vicentinho Alves (PRP-TO) apresenta à Comissão de Finanças e Tributação da Câmara um requerimento pedindo a instalação de uma audiência publica para debater o projeto. Segundo Toni Duarte, essa solicitação é a melhor maneira de mobilizar os 25 deputados membros da Comissão para discutir cada item do projeto.
“Precisamos ficar em alerta o tempo todo, para que a proposta do povo garimpeiro não seja arquivada como deseja o ministro da Previdência Social, José Pimentel”, disse Duarte ao deputado Alves. Receptivo, o parlamentar do Tocantins disse que uma discussão “ampla e profunda” permitirá fazer um juízo de valor sobre a importância da proposta de aposentadoria e pensão vitalícia dos garimpeiros.
Dinheiro de ouro, prata e paládio
![]() |
Toni Duarte: "O dinheiro tem que ser devolvido a eles" /AGASP |
De Periquitos ao Cine Embaúba, Nilsinho exibiu Bruce Lee e Zé do Caixão para alegria dos garimpeiros
Em Periquitos, o primeiro garimpo onde trabalhou, Nilsinho viu muito ouro em movimento. Falo de Eunilson Ribeiro, um dos personagens do meu livro "Ter
Do resgate de línguas indígenas, tupi faz aniversário de 20 anos em Rondônia
Faz 20 anos que o linguista Nilson Gabas Júnior, do Museu Paraense Emílio Goeldi, iniciava em Rondônia seu projeto de resgate da língua tupi. Ele visi
Tem morcego no curral? Chame o Governo
Quero hoje falar de morcegos. O governo estadual tem profissionais competentes que tratam do assunto. Em minha fase de repórter na comunicação social,
Fest CineAmazônia faz falta em tempos de violência e do fim dos pajés na região amazônica ocidental
Como faz falta o Fest CineAmazônia! No atual período de envenenamento agropecuário e ataques latifundiários madeireiros a acampamentos camponeses na r