Porto Velho (RO) quinta-feira, 12 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Doutores em psicologia enfrentarão violência e déficit de aprendizagem em Rondônia


 Doutores em psicologia enfrentarão violência e déficit de aprendizagem em Rondônia - Gente de Opinião

Montezuma Cruz
 

Educadores e pais se sentem confusos com problemas sociais que adentram os muros das escolas.  As maiores urgências a serem resolvidas são as dificuldades de aprendizagem e comportamento violento no âmbito escolar.

“Quando estiverem formados os primeiros doutores em psicologia, será possível atender a esse campo tão carente com estímulo à cultura pacífica”, previu hoje (24) o gerente de formação e capacitação técnica e pedagógica da diretoria geral de educação da Secretaria Estadual de Educação, Marcos Antônio Shreder da Silva.

Para o gerente os problemas das escolas têm sido “epidêmicos” e o doutorado em psicologia irá amenizá-los. Ele elogiou o incentivo dado pelo governo estadual, ao autorizar inicialmente cinco bolsas na Faculdade Católica de Porto Velho.

O governo abriu cinco vagas disponíveis para a primeira turma de doutorado em psicologia. O Plano Estadual de Educação projeta para os próximos dez anos a elevação do número de mestres e doutores nessa área, com ênfase para cognição humana, psicologia clínica e psicologia social.

O investimento nesse doutorado é de R$ 2,95 mil, anualmente reajustáveis, parcelados em 48 vezes. O candidato pagará R$ 200 no ato de inscrição.

“Vivemos numa sociedade em rápida transformação e muitas situações nos obrigam a nova aprendizagem. Certamente haverá pleno entendimento em questões humanas, epistemológicas, psicológicas, cognitivas, éticas e sociais”, assinalou.

No Projeto Melhoria da qualidade de ensino nas escolas da rede pública, Marcos da Silva menciona alguns casos de violência em escolas estaduais e ensino fundamental e médio: Na Escola Ulysses Guimarães, em Porto Velho, duas alunas do ensino fundamental bateram em uma colega de 13 anos.

Conforme o gerente, doutores em psicologia têm a capacidade de desenvolver trabalhos de orientação profissional e vocacional; promover ações a respeito de sexualidade, ética, desenvolvimento humano, prevenção ao uso de drogas e agressividade.

“Acompanhados pelo corpo docente e pelos pais, esses profissionais podem elaborar e cumprir projetos pedagógicos e solucionar dificuldades dos alunos”, disse.

Na Faculdade Católica

O curso viabilizado pela Seduc na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação tem parceria entre a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e a Faculdade Católica de Rondônia, em Porto Velho.

“No quadro atualmente temos apenas um doutor e 87 mestres na nossa rede estadual de ensino; esses números são insignificantes em comparação com os quase 13 mil professores da rede estadual”, comentou o gerente

A dedicação dos futuros doutores a programas educacionais específicos e à análise da situação dos alunos permitirá minimizar dificuldades de aprendizagem, conhecidas por DAs.

“O problema é que até a identificação dessas dificuldades nos alunos, os índices de reprovação e evasão são constantemente elevados, especialmente no Ensino Fundamental”, queixou-se o gerente.

Segundo estudos feitos pela Seduc, os números de reprovação e evasão nas escolas estaduais de Rondônia já preocupam. Em 2012, o 6º ano reprovou 29,66% dos alunos, ocorrendo evasão imediata de 4,79%. No 7º ano, esses percentuais foram respectivamente 23,16% e 4,86%, e no Ensino Fundamental, 15,73% e 3,33%.

Os dados são do Projeto Avaliação da Aprendizagem nas Escolas de Rondônia: por que ainda falar e para que repensar?

A evasão no nível médio chegar a triplicar em comparação com o fundamental, alcançando 12,68% na média geral. O 1° ano é o mais crítico, com 15,53%,

A rede estadual de ensino apresenta atualmente alto índice de alunos com DAs. Eles são encaminhados para atendimentos especializados. Marcos da Silva exemplificou: Jaru, a 292 quilômetros de Porto Velho, teve mais de 70 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dayse Mara de Oliveira Martins nessa situação.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

De Periquitos ao Cine Embaúba, Nilsinho exibiu Bruce Lee e Zé do Caixão para alegria dos garimpeiros

De Periquitos ao Cine Embaúba, Nilsinho exibiu Bruce Lee e Zé do Caixão para alegria dos garimpeiros

Em Periquitos, o primeiro garimpo onde trabalhou, Nilsinho viu muito ouro em movimento. Falo de Eunilson Ribeiro, um dos personagens do meu livro "Ter

Do resgate de línguas indígenas, tupi faz aniversário de 20 anos em Rondônia

Do resgate de línguas indígenas, tupi faz aniversário de 20 anos em Rondônia

Faz 20 anos que o linguista Nilson Gabas Júnior, do Museu Paraense Emílio Goeldi, iniciava em Rondônia seu projeto de resgate da língua tupi. Ele visi

Tem morcego no curral? Chame o Governo

Tem morcego no curral? Chame o Governo

Quero hoje falar de morcegos. O governo estadual tem profissionais competentes que tratam do assunto. Em minha fase de repórter na comunicação social,

 Fest CineAmazônia faz falta em tempos de violência e do fim dos pajés na região amazônica ocidental

Fest CineAmazônia faz falta em tempos de violência e do fim dos pajés na região amazônica ocidental

Como faz falta o Fest CineAmazônia! No atual período de envenenamento agropecuário e ataques latifundiários madeireiros a acampamentos camponeses na r

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)