Porto Velho (RO) segunda-feira, 9 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Brasileiros passam apuros na Guiana Francesa


MONTEZUMA CRUZ  – É possível que na sua visita ao Brasil, o presidente da França Nicolas Sarzoky trate com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva da delicada situação dos brasileiros na Guiana Francesa, cujo acompanhamento pelo Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) não tem sido a contento. 

No mês passado, o chefe do Departamento das Comunidades Brasileiras no Exterior, ministro Eduardo Gradilone, manifestou às autoridades daquele país a preocupação do governo brasileiro com maus-tratos a trabalhadores, entre os quais garimpeiros que atuam em duas frentes no município de Maripa Soula. 

Segundo a assessoria de imprensa informou nesta quarta-feira à Agência Amazônia, Gradilone pediu às autoridades que aceitassem a presença desses trabalhadores como "positiva" e lhes dessem a devida atenção. O Itamaraty pretende proporcionar aos trabalhadores a maior proteção possível. Aos garimpeiros maranhenses, amapaenses, paraenses e amazonenses lesados pelo empresário Jean Béna – condenado pela Justiça – o ministro Gradilone recomendou que prosseguissem com seus advogados as ações judiciais movidas contra Béna, a fim de cobrar legalmente seus direitos pela exploração de ouro.  

Numa carta ao presidente da França, o senador Gilvan Borges (PMDB-P) pediu investigações e providências contra maus-tratos a garimpeiros. Dois deles denunciaram ocorrências de homicídios praticados por supostos seguranças de donos de garimpo na Guiana Francesa, próximo ao Estado do Amapá, e na região sudoeste do Suriname.

Brasileiros passam apuros na Guiana Francesa - Gente de OpiniãoEm novembro, ele visitou o Tribunal de Justiça em Caiena, acompanhado do cônsul brasileiro em Caiena, ministro Carlos Augusto Loureiro, e da deputada Lucenira Pimentel (PR-AP), da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. A deputada ainda não se pronunciou sobre a viagem.

Os 140 presos brasileiros naquele país não recebem a assistência necessária. Tal qual no Paraguai, onde são raros os advogados que os defendem. O assunto foi debatido pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara, também naquele mês.

Dedicação ao trabalho pesado 
 
Brasileiros passam apuros na Guiana Francesa - Gente de OpiniãoBRASÍLIA – A relação entre brasileiros e guianenses é um paradoxo de amor e ódio. Em geral, os brasileiros são amados pela sua alegria espontânea, música e dança. No entanto, são os únicos que aceitam trabalhar pesado e em situação de risco (sem segurança do trabalho, sem carteira assinada, seguro saúde etc) e ganhando pouco, mas em euros, o suficiente para quem nada ganhava nada no Brasil.

O relato à Agência Amazônia é de um estudante do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), que mora na Guiana Francesa. A população daquele país divide-se entre guianenses que trabalham nos órgãos públicos administrativos e metropolitanos (franceses de fato) que trabalham na pesquisa. O comércio fica com os chineses e o trabalho pesado de construção civil e exploração de minério com os brasileiros e poucos imigrantes do Suriname.

Para os metropolitanos, os brasileiros são "a maior ameaça ao meio ambiente: poluem os rios com as exploração do minério, caçam ilegalmente e pegam as tartarugas nas praias pra comer e vender (ilegalmente); formam as favelas e furtam os cidadãos". Para os guianenses, os brasileiros "roubam o trabalho deles". Eles confessam que "adoram casar com brasileiras". O mercado da prostituição pertence às brasileiras.  
 
Fonte:Montezuma Cruz - Agênciaamazônia é parceira do Gentedeopinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 9 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

De Periquitos ao Cine Embaúba, Nilsinho exibiu Bruce Lee e Zé do Caixão para alegria dos garimpeiros

De Periquitos ao Cine Embaúba, Nilsinho exibiu Bruce Lee e Zé do Caixão para alegria dos garimpeiros

Em Periquitos, o primeiro garimpo onde trabalhou, Nilsinho viu muito ouro em movimento. Falo de Eunilson Ribeiro, um dos personagens do meu livro "Ter

Do resgate de línguas indígenas, tupi faz aniversário de 20 anos em Rondônia

Do resgate de línguas indígenas, tupi faz aniversário de 20 anos em Rondônia

Faz 20 anos que o linguista Nilson Gabas Júnior, do Museu Paraense Emílio Goeldi, iniciava em Rondônia seu projeto de resgate da língua tupi. Ele visi

Tem morcego no curral? Chame o Governo

Tem morcego no curral? Chame o Governo

Quero hoje falar de morcegos. O governo estadual tem profissionais competentes que tratam do assunto. Em minha fase de repórter na comunicação social,

 Fest CineAmazônia faz falta em tempos de violência e do fim dos pajés na região amazônica ocidental

Fest CineAmazônia faz falta em tempos de violência e do fim dos pajés na região amazônica ocidental

Como faz falta o Fest CineAmazônia! No atual período de envenenamento agropecuário e ataques latifundiários madeireiros a acampamentos camponeses na r

Gente de Opinião Segunda-feira, 9 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)