Quinta-feira, 17 de agosto de 2023 - 10h59
Senhora secretária: dentro da seção de Jornais e Periódicos da Biblioteca Municipal Francisco Meireles está guardada uma máquina de digitalização, e só ela poderá funcionar para que as coleções disponíveis sejam todas aproveitadas.
Não se trata, em tempo algum, de recriar a roda ou a pólvora. A senhora sabe o valor dessa máquina e dispõe, na Capital de Rondônia, de alguns profissionais que poderiam, mediante
contrato público e a preços acessíveis ao erário, operá-la o mais urgente possível.
Conforme disse, o sinal de uma deterioração piorada aparece quando os jornais "amarrados" por cartolinas começam a soltar pó. Ao mesmo tempo em que essa substância pode prejudicar portadores de alergias, causaria prejuízo tão grande e entristecedor: a perda da qualidade para serem levados à máquina de digitalização.
Leigo no assunto, o que me move também é ter sido um dia jornaleiro, na década de 1960,sabendo a qualidade de uma boa impressão, e hoje me deparo com o patrimônio construído pelo jornalismo rondoniense correndo o risco de desaparecer, inclusive pelo fogo.
Desta maneira, associo-me a todos os que conheceram a Biblioteca nos tempos em que nem ar-condicionado possuía, e às milhares de pessoas brasileiras e estrangeiras que a consultam a cada dia, e rogo a Vossa Senhoria agilizar dentro do possível o funcionamento da digitalização. Aí, sim, as consultas diárias pouparão os usuários de quaisquer problemas de saúde, e as coleções serão todas aproveitadas antes que se percam por idade.
Não se trata de pensamento catastrofista, porém, real: doei à Fundação Barbosa Rodrigues, em Campo Grande, um exemplar do velho jornal O Estado de S. Paulo, comemorativo ao centenário da Independência Brasileira, em 1972. Esse exemplar da edição de 7 de setembro de 1922 estava guardado dentro de um saco plástico, em casa, mas já se despedaçava.
Acreditando no êxito cada vez maior da Biblioteca Pública e certo de sua relevante importância à sociedade estadual e a todos mais vindos de países estrangeiros, quero crer que a senhora agirá com atenção, boa vontade e ação no sentido de conservar a imensurável riqueza do acervo impresso existente naquela sala.
Atenciosamente
De Periquitos ao Cine Embaúba, Nilsinho exibiu Bruce Lee e Zé do Caixão para alegria dos garimpeiros
Em Periquitos, o primeiro garimpo onde trabalhou, Nilsinho viu muito ouro em movimento. Falo de Eunilson Ribeiro, um dos personagens do meu livro "Ter
Do resgate de línguas indígenas, tupi faz aniversário de 20 anos em Rondônia
Faz 20 anos que o linguista Nilson Gabas Júnior, do Museu Paraense Emílio Goeldi, iniciava em Rondônia seu projeto de resgate da língua tupi. Ele visi
Tem morcego no curral? Chame o Governo
Quero hoje falar de morcegos. O governo estadual tem profissionais competentes que tratam do assunto. Em minha fase de repórter na comunicação social,
Fest CineAmazônia faz falta em tempos de violência e do fim dos pajés na região amazônica ocidental
Como faz falta o Fest CineAmazônia! No atual período de envenenamento agropecuário e ataques latifundiários madeireiros a acampamentos camponeses na r