Porto Velho (RO) quinta-feira, 24 de abril de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Ala de pacientes psiquiátricos no Hospital de Base em Porto Velho terá jardim terapêutico e ganhará mais 20 vagas


Gente de Opinião

Próxima meta será a cobertura da ala em reforma e ampliação; obras serão concluídas até o segundo semestre deste ano

A ala de pacientes com problemas psiquiátricos no Hospital de Base Ary Pinheiro, em Porto Velho, aumentará a capacidade de internos de 50 para 70, conforme o diretor-geral da instituição, Nilson Cardoso Paniágua. A previsão é que os serviços sejam concluídos até o final deste ano.

Paniágua destacou a melhoria da ala em diversos aspectos: o jardim terapêutico, por exemplo, terá bancos, plantas e calçadas. Outros aspectos importantes, são a áreas de lazer, refeitório e quadra esportiva.

Segundo o diretor, o jardim permitirá aos pacientes se acalmarem diante do visual das plantas e do aroma das flores. “São características que se usam em favor de pessoas doentes ou das que apenas estão em busca de um momento tranquilo”, assinalou.

Sob a responsabilidade da Construrio Construções Ltda., estão em obras os blocos de psiquiatria masculina da área de terapia ocupacional feminina; e, em reforma, o bloco feminino.

“Esta ala é uma construção de primeira. Se até agora o espaço destinado a eles [pacientes psiquiátricos] comporta 50, vamos nos exceder dentro das possibilidades e dos recursos disponíveis, porque o paciente com doença mental merece o melhor, e isso é lei”, afirmou.

A ala acolhe pacientes sazonais, com diferentes transtornos. Alguns são rejeitados pela própria família. Para cuidar deles, o HB dispõe de uma equipe com aproximadamente 50 profissionais em plantões diários.

ANTIMANICOMIAL

Gente de Opinião

Nilson Paniágua, diretor do HB

O HB se consolida nesse aspecto aos princípios da luta antimanicomial no País, marcada pela ideia de defesa dos direitos humanos e de resgate da cidadania dos que carregam transtornos mentais.

“Desde o início da reforma psiquiátrica, o Brasil constrói um novo estatuto social para o doente mental, garantindo-lhe cidadania, respeito a seus direitos e individualidade. É possível resgatarmos a capacidade do indivíduo de participar do universo das trocas sociais, de bens, palavras e afetos”, disse.

O movimento pela reforma psiquiátrica no País começou nos anos 1970, com a participação de profissionais da saúde mental e de familiares de pacientes com transtornos mentais. Ainda restam diversos aspectos a serem adotados pelo governo federal.

Depois de 12 anos de tramitação, em abril de 2001, o governo aprovou a Lei Federal de Saúde Mental nº 10.216, de autoria do deputado Paulo Delgado, regulamentando a reforma psiquiátrica.

Saiba mais:
HB instala catracas eletrônicas para dar mais segurança a 2,5 mil pacientes e visitantes diários
Aos 33 anos, HB aguada habilitação para transplante do coração
HB sensibiliza rede de saúde para evitar agravamento da mola hidatiforme em gestantes

 

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Ademilson Knightz
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 24 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

E a repórter foi à ZBM, de bicicleta!

E a repórter foi à ZBM, de bicicleta!

Setembro de 1979: no bairro do Roque e de suas casas noturnas com suas luzes estroboscópicas e mulheres bem-vestidas, o segundo escalão da zona do bai

A noite era uma criança no trevo do Roque

A noite era uma criança no trevo do Roque

Boêmios e demais criaturas que frequentavam a noite da Capital rondoniense desfrutavam de excelentes casas noturnas entre as décadas de 1960 e 1970. O

Exigência de vistos para turistas é prejudicial ao Brasil, desmotiva a convergência do turismo e em nada afetará os países citados pelo Itamaraty

Exigência de vistos para turistas é prejudicial ao Brasil, desmotiva a convergência do turismo e em nada afetará os países citados pelo Itamaraty

Portador de dupla cidadania (brasileira e estadunidense) Samuel Sales Saraiva, ex-suplente de deputado federal (PMDB-RO) e autor intelectual de impo

Reciclagem de vidros se impõe a Rondônia

Reciclagem de vidros se impõe a Rondônia

Segundo o químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier, na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Pensando nisso, podemos notar que

Gente de Opinião Quinta-feira, 24 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)