Porto Velho (RO) sexta-feira, 5 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

VOCÊ NÃO PODE DEIXA DE LER - Por Lúcio Albuquerque


Lúcio Albuquerque, repórter
[email protected]

(No fim veja sugestões de leitura)

LAVA JATO SERÁ JULGADA PELO ELEITOR

A chance que procuradores, policiais federais e a Justiça está concedendo ao cidadão brasileiro, revelando em sucessivas operações o grande esquema de criminalidade instaurado em segmentos os mais diversos da vida pública, e privada, brasileira, está dando ao eleitor a oportunidade de chegar à seção de votação em outubro e expurgar, para as calendas do inferno uma lista enorme de privilegiados,  que se escondem por detrás da vários privilégios, em detrimento ao interesse maior da Nação.

Não há qualquer dúvida de que o aval do eleitor, em outubro, tirando de circulação muita gente que busca o voto apenas para acobertar o exercício ilegal de suas atividades, é que vai sancionar o que de bom a Lava Jato vem fazendo no país.

O golpe a partir das urnas, para tentar se manter no poder, vem de todas as formas, mas não atinge apenas o Legislativo, apesar de ser o mais visível de todos, e se o eleitor votar mandando para a casa – ou para a prisão – quem hoje detém mandato parlamentar apenas como escudo contra a lei, ou fabricando mecanismos capazes de gerar isenção,aí sim será possível imaginar que os outros segmentos entendam que acabou a brincadeira que gerou privilégios prejudiciais ao país.

Recentemente escrevi que o eleitor não pode se dar ao luxo da desinformação. Hoje, mais que em qualquer outro período da nossa vida eleitoral, o volume, a velocidade e o poder de mostrar às claras o que vem acontecendo, atingindo atores os mais diversos, é impossível que ainda não tenha formado uma consciência do eleitor em ter de mudar, especialmente de tirar de cena quem há tanto tempo comanda a política, inclusive cá entre nós rondonienses.

Com certeza na vida política deste país nunca o eleitor teve tanta responsabilidade no uso do voto. Compete, a partir de agora, formar uma corrente que leve a pensar de forma real que não vale a pena mais, como ocorre a cada eleição, continuar chorando sobre o leite derramado e culpar apenas os políticos e outros senhores do poder, por tudo que de absurdo vem sendo cometido e mostrado, às claras, com a Lava Jato.

DATAS DE RONDÔNIA

(fevereiro)

Dia 5 – Em 1960 – Em  pronunciamento pela televisão, o presidente JK anuncia que em 10 meses estará aberta a rodovia BR-29, o Outro Braço da Cruz, como dizia o governador Paulo Leal – o primeiro braço, segundo ele, era a rodovia Brasília-Belém (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé).

Dia 7 – Em 1922 – Volta a ser instalada, de forma definitiva, a Comarca de Porto Velho (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).

Dia 7 – Em 1946 – O coronel de exército Joaquim Vicente Rondon assume o governo do Território, o segundo a ocupar tal função. De fevereiro de 1946 a dezembro de 1947 (Tereza Chamma, calendário de Guajará-Mirim).

SUGESTÕES DE LEITURA

RECEITA: RF NEGA PEDIDO DE INFORMAÇÕES VIA CORREIO

http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2018-03/cartas-que-pedem-atualizacao-de-dados-bancarios-na-receita-federal-sao

PRISÃO: JUIZ CONTRARIA POSIÇÃO DE GILMAR

http://www.jb.com.br/pais/noticias/2018/03/05/conducao-coercitiva-de-testemunhas-e-legitima-afirma-juiz-da-operacao-trapaca/

PRÓSTATA: ESTUDO PROPÕE MAIS RIGOR NO EXAME

http://saude.estadao.com.br/noticias/geral,temos-de-mudar-rastreamento-de-cancer-de-prostata,7000221353

PRIVILÉGIOS: LEÃO PASSA LONGE DE SUPERFUNCIONÁRIOS

http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,elite-de-servidores-paga-menos-imposto,70002213733

POMBOS: ÍNDICE MUITO ALTO DE MORTES CAUSADAS POR ESSE ANIMAL

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2018/03/05/interna_cidadesdf,663809/no-df-40-dos-casos-de-doenca-do-pombo-terminam-em-morte.shtml

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (VI) – O ANO DA COPA EM RO

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (VI) – O ANO DA COPA EM RO

Em abril de 1974 o ex-governador Marques Henriques assumiu, até maio de 1975, pela segunda vez, o governo do Território e, fanático por futebol, conse

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE?  (Veja respostas no final)

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE? (Veja respostas no final)

1 - Quem fez o 1º gol do Brasil em Copa (1930) e qual clube ele jogava?2 – Quantos jogos o Brasil fez na Copa de 1930 e resultados?3 – De que federaçõ

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

A “Goldman Sachs”, empresa com sede em Nova YorK, concluiu, depois de cruzar milhares de jogos inter seleções, que a  Espanha, campeã só em 2010,  ser

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

Qualquer um dos 1.248 jogadores anunciados pelos 48 países participantes da Copa do Mundo 2026, incluído Neymar, pode ser substituído até 24  horas an

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)