Porto Velho (RO) segunda-feira, 7 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Vinda da família real beneficiou sua colônia mais rica, o Brasil, ser independente


Corte portuguesa desembarcando em Salvador, em janeiro de 1808, conforme Portinari  - Gente de Opinião
Corte portuguesa desembarcando em Salvador, em janeiro de 1808, conforme Portinari

E de repente, na costa baiana, 34 embarcações, visivelmente armadas, surgiram no horizonte, e com certeza a maioria dos que foram ao porto observar o que estava acontecendo nem imaginavam que, em algumas embarcações, vinham  ninguém menos que a corte portuguesa, à frente o imperador D. João VI.

A partir deste material pretendo, todos os dias 7 de cada mês, tratar dos fatos que geraram o “Grito do Ipiranga”, até à data do bicentenário daquele evento, no próximo Sete de Setembro que, afora aconteça como em 1972, quando os brasileiros, mesmo aqueles com um pouco mais de conhecimento da “última flor do Lácio” etc e tal, tomaram conhecimento que a palavra “sesquicentenário” existia.

Falando francamente, pouco se trata em sala de aula da História do Brasil, e muito menos a de Rondônia. E num país em que o civismo foi colocado de lado durante todo o tempo, não é difícil dizer, sem medo de errar, que a invasão de Portugal pelos soldados de Napoleão Bonaparte gerou importantes fatos a favor do desenvolvimento da principal colônia ultramarina mas, também, alimentou o desejo de vários segmentos em busca da Independência.

Mas, voltando ao tema desse comentário, “Vinda da família real beneficiou sua colônia mais rica, o Brasil, ser independente”. Sabe-se de várias vezes repetidas lições e discursos que a família real fugiu de Lisboa, sob proteção da esquadra inglesa – claro dando aos súditos da rainha direitos na área econômica, mas pouco se fala nos benefícios gerados pela nova condição: “Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves”.

E as mudanças começaram mal D. João, até então príncipe regente, desembarcou. Dia 28 de janeiro de 1808, dez dias depois de chegar a Salvador, abria os portos “às nações amigas”. Não era muito, mas 3 séculos depois de Cabral assumir a terra que já era de Portugal (Tratado de Tordesilhas), era um começo.

Mas a corte, comandada por D. João, não ficou muito tempo em Salvador, porque “desembarcaram no Rio de Janeiro em 8 de março de 1808, onde ficaram hospedados na residência do Governador, a Quinta da Boa vista. Os outros membros da corte também foram muito bem recebidos e se apossaram das melhores casas que havia até então na colônia”, relata a historiadora  Misleine Neris de Souza Silva (*).

A vinda de D. João et caterva, inclusive sua mãe, dona Maria I - que foi contra alguns benefícios implantados pelo filho logo após a chegada ao Brasil, abriu o espaço para que na colônia já se  começasse a pensar mais forte pela Independência.

(*) https://www.infoescola.com/historia/a-vinda-da-corte-portuguesa-para-o-brasil/

Monumento à abertura dos Portos, em Manaus e,. ao fundo o Teatro Amazonas - Gente de Opinião
Monumento à abertura dos Portos, em Manaus e,. ao fundo o Teatro Amazonas

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 6 DE JULHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 6 DE JULHO

RONDÔNIA1872 – Chegam a Santo Antônio técnicos e engenheiros na 1ª tentativa de construir a Madeira-Mamoré.1919 – A menina Labib Mamud (depois Bartolo

A FOTO DO FATO (II) DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE JULHO

A FOTO DO FATO (II) DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE JULHO

RONDÔNIA1948 – Enquanto o general Rondon afirma que o tenente EB Fernando, desaparecido há 4 anos na selva, a 40Km de Porto Velho, jornais do Rio de J

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 4 DE JULHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 4 DE JULHO

RONDÔNIA1878 – A construtora P. & T. Collins faz circular a locomotiva “Coronel Church”, a 1ª a apitar na Amazônia, num trecho inicial da Madeira-Mamo

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 3 DE JULHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 3 DE JULHO

RONDÔNIA1947 – Grupo de “avionetas” saídas do Aeroclube de Porto Velho sobre a vila, foi recebido com festejos e discursos ao pousar em Ariquemes.1951

Gente de Opinião Segunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)