Quarta-feira, 30 de setembro de 2015 - 21h19
Gente de Opinião - ano 10
TUDO COMEÇOU EM COSTA MARQUES
Lúcio Albuquerque
Não, nada de ter começado no bonito município do Rio Guaporé. Costa Marques era como eu chamava a sala onde trabalhava na Escola do Legislativo. Era assim conhecida porque ficava mais distante da porta de entrada que qualquer outra, mas talvez até por isso era para onde a turma ia quando queria rir um pouco ou só jogar conversa fora.
Comigo ali trabalhava o excelente editor gráfico Cesar Farias (eu nunca consegui entender o segundo nome dele que começava com a letra P mas deve ser a descendência polonesa ou ucraniana, porque é mais uma sopa de letras do que um nome) e depois quem também deu expediente lá conosco foi uma das figuras a quem Rondônia deve muito, o agrônomo William Cury.
Um dia eu, o Chico Lemos, o Cesar, o João Moura (foto) e o Francisco Matias começamos a acertar a criação de uma empresa de consultoria. Ainda partimos até para alugar uma casa para servir de escritório, mas não sei por qual motivo a coisa desandou.
De qualquer forma surgiu ali o embrião do que hoje é o site gentedeopiniao.com.br onde “o internauta lê o que há de melhor pela margem direita do Rio Madeira em questão de análises sobre temas os mais diversos de interesse do Estado”.
Algum tempo depois a coisa ressurgiu na sala do Glênio Tonon, na Ampla Publicidade, numa conversa onde estávamos eu, o Chico Lemos, o Francisco Matias e o jornalista Paulinho Correia - falecido há alguns anos.
A Ampla tinha o canal 6 de uma empresa de canais fechados (VIACABO) e o Tonon ofereceu que nós fizéssemos um programa semanal de entrevista e que seria inserido no canal 6. Discutimos muito e empacamos numa questão: o nome do programa.
Ninguém conseguia sair do chão até que o Tonon resolveu o problema. Apontando para nós, ele soltou a frase. "Então vai ser Gente de Opinião. Afinal vocês são gente de opinião".
Realizamos vários programas que tinha na equipe técnica o Evaristo e o Luiz Carlos, além da minha filha Naiara (foto acima) (então concluinte do curso de Publicidade e Propaganda e já trabalhando na Ampla) na produção, no ano de 2004.
Por um bom período também exibimos o Gentedeopinião na TV Candelária/Record, canal 11, (hoje SIC TV), onde tivemos colaboradores especiais, como Paulinho(E), Ivalda Marrocos(C) e Carlos Henrique Ângelo(D).
Depois resolvemos criar um site com o mesmo título, e o novo produto levou a marca que já trabalhávamos, gentedeopiniao.com.br, no qual eu e o Francisco Matias continuamos com espaço, mas sem gestão o que agora, além do Chico e do Luiz também conta com o jornalista Léo Ladeia.
Nestes dez anos o que não tem faltado são colaboradores ao projeto do Gente de “OPINIÃO” e futuramente “GO” (a tendência digital dos nomes abreviados).
O editor de política do jornal Diário da Amazônia Carlos Sperança(foto), também colocou o seu tijolo na construção da credibilidade do Portal Gentedeopinião, dirigindo a editoria do site.
Sempre aumentando “Quest” de colaboradores e parceiros, o Gentedeopinião recebeu um grande reforço na política de convergência da mídia digital. Foi quando o presidente do SIC (Sistema Imagem de Comunicação), Everton Leoni (foto) autorizou a transmissão do sinal da SIC TV, através da divulgação dos vídeos e reportagens do “JORNALISMO VERDADE” marca da TV Record.
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 6 DE JULHO
RONDÔNIA1872 – Chegam a Santo Antônio técnicos e engenheiros na 1ª tentativa de construir a Madeira-Mamoré.1919 – A menina Labib Mamud (depois Bartolo
A FOTO DO FATO (II) DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE JULHO
RONDÔNIA1948 – Enquanto o general Rondon afirma que o tenente EB Fernando, desaparecido há 4 anos na selva, a 40Km de Porto Velho, jornais do Rio de J
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 4 DE JULHO
RONDÔNIA1878 – A construtora P. & T. Collins faz circular a locomotiva “Coronel Church”, a 1ª a apitar na Amazônia, num trecho inicial da Madeira-Mamo
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 3 DE JULHO
RONDÔNIA1947 – Grupo de “avionetas” saídas do Aeroclube de Porto Velho sobre a vila, foi recebido com festejos e discursos ao pousar em Ariquemes.1951