Sexta-feira, 30 de maio de 2014 - 10h05
O jornalista Roberto Gutierrez, de Ji-Paraná, era garoto em 1974 e morava com a família na nascente cidade de Ouro Preto do Oeste, mas garante que viu a Copa do Mundo de 1974 porque os técnicos da Embratel, que estavam implantando o sistema de tropodifusão, conseguiram conectar a antena e receber o sinal, ainda que em apenas uma sala.
Mas se o jornalista e seus amigos tiveram essa facilidade, outra vez o torcedor rondoniense teve de se contentar em assistir à X Copa do Mundo pelo sistema de VT. Só que no dia seguinte aos jogos.
Entusiasta do futebol, Marques
Henriques trouxe a 1ª TV portovelhense.
Em várias conversas que tive com o advogado Dílson Machado, ele narrou, o trabalho realizado por ele e uma equipe, por determinação do governador Marques Henriques em segundo mandato à frente do território de Rondônia entre abril de 1974 e junho de 1975, para instalar e fazer funcionar uma emissora de TV, a primeira de Porto Velho.
Em seu livro “TV Cultura de Porto Velho – Canal 11”, a escritora Sandra Castiel, membro da Academia de Letras de Rondônia, mostra a trajetória da emissora. Pela TV-Cultura, ainda em preto e branco, o morador de Porto Velho viu os jogos da Copa de 1974, pelo sistema de VT.
Os aparelhos eram caros, mas mesmo assim as poucas lojas de eletroeletrônicos já existentes na capital rondoniense praticamente esgotaram seus estoques, isso sem contar os moradores que foram a Manaus aproveitar os preços da Zona Franca para comprar televisores.
Livro conta a história da
primeira TV rondoniense
Apesar do pequeno número de aparelhos e os jogos passarem em VTs, aqueles dias da Copa alemã serviu também para aquecer o comércio de Porto Velho fora da venda de TVs, porque muitos que moravam nas proximidades da cidade vinham para assistir, em casas de amigos ou como “televizinhos”, a competição.
Alguns moradores, mais abastados, viram a Copa do Mundo de 1974 ao vivo, aproveitando para ir a Manaus, que naquela competição começou a receber o sinal direto da televisão e fazendo compras de produtos na Zona Franca.
Quatro anos depois o rondoniense passaria a receber o sinal direto pela TV, e a Copa da Argentina pode ser vista, daí em diante, “ao vivo” e “à cores”.
Lúcio Albuquerque, Repórter
HISTÓRIAS DAS NOSSAS COPAS DO MUNDO (6)
Causos das Copas do Mundo em Porto Velho
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 de maio de 2025
RONDÔNIA1923 – O presidente Artur Bernardes diz ao Congresso Nacional serem necessários uma nova medição da EFMM e uma política de incentivo à produçã
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 DE MAIO
RONDÔNIA1748 – Desmembrada da Capitania de São Paulo, é criada a Capitania de Mato Grosso, de cujas terras, em 1943, Rondônia teria mais de 90% de sua
Dom Roque; escolha de Robert Prevost foi fora da expectativa
A escolha do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como sucessor do papa Francisco “mostrou mais uma vez o Espírito Santo em sua imensa sabed
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 DE MAIO
RONDÔNIA1919 - Comerciantes de Guajará-Mirim exigem providências contra os da cidade boliviana de Puerto Sucre aos quais acusam de fazer concorrência