Porto Velho (RO) sexta-feira, 5 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Repórter lança nesta 6ª livro que conta 100 anos da Imprensa em RO


  
 
O livro Da Caixa Francesa à Internet - 100 anos da Imprensa em Rondônia, que o repórter Lúcio Albuquerque lança nesta sexta-feira, 31, às 20 horas, na Casa de Cultura Ivan Marrocos é, segundo o autor, "uma viagem não apenas pela Imprensa local mas, também, pela comunicação na região".

Apesar de referir-se ao primeiro século da Imprensa rondoniense, iniciado a 4 de julho de 1909, com o aparecimento do jornal The Porto Velho Times, o livro trata também da linha telegráfica de Rondon, passando por todo o período até chegar ao atual, da Internet.

"Como aconteceu quando escrevi o livro A Mulher em Rondônia, em 2006, rambém agora o livro abre com uma cronologia o que, em meu entendimento, vai permitir ao leitor situar-se do ponto de vista do momento histórico de cada uma das ações a seguir narradas", frisou Lúcio Albuquerque.

Da Caixa Francesa à Internet - 100 anos da Imprensa em Rondônia também conta a Imprensa no interior do Estado, apresenta textos de jornalistas e situações inusitadas vividas, pequenas histórias folclóricas do meio, registra 10 grandes reportagens que ganharma dimensão nacional e que tenham tido Rondônia como foco e, ao final, comenta erros cometidos pela Imprensa, daqui e de alhures.

"Por entender que seja um livro de caráter histórico, busquei sempre evitar o que chamo de "partidarização". Entendo - finalizou o autor - que a maior importância do livro Da Caixa Francesa à Internet - 100 anos da Imprensa em Rondônia seja oferecer um trabalho que centraliza seu foco em cima de um segmento que dificilmente fala de si mesmo, a imprensa. e é esse o nosso tema".

Fonte: Lúcio Albuquerque

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (VI) – O ANO DA COPA EM RO

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (VI) – O ANO DA COPA EM RO

Em abril de 1974 o ex-governador Marques Henriques assumiu, até maio de 1975, pela segunda vez, o governo do Território e, fanático por futebol, conse

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE?  (Veja respostas no final)

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE? (Veja respostas no final)

1 - Quem fez o 1º gol do Brasil em Copa (1930) e qual clube ele jogava?2 – Quantos jogos o Brasil fez na Copa de 1930 e resultados?3 – De que federaçõ

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

A “Goldman Sachs”, empresa com sede em Nova YorK, concluiu, depois de cruzar milhares de jogos inter seleções, que a  Espanha, campeã só em 2010,  ser

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

Qualquer um dos 1.248 jogadores anunciados pelos 48 países participantes da Copa do Mundo 2026, incluído Neymar, pode ser substituído até 24  horas an

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)