Porto Velho (RO) quinta-feira, 4 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA! RONDÔNIA


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA! RONDÔNIA - Gente de Opinião

Dia 3 – Em 1982 – Doze mortos, um deles civil, na explosão do quartel da Polícia Militar em Cacoal, causada por um curto-circuito no paiol.

Dia 3 – 1981 – O presidente seccional da OAB, Arquilau de Paula, denuncia:  A falta de uma Justiça que funcione é um dos  grandes problemas que o Território enfrenta.

1921 – Mais de uma centena de empresários e profissionais liberais apoiam a criação do Patronato Infantil, para atender menores carentes.

Comemora-se 

Dia da Navegação no Rio São Francisco. O dia em que a música morreu (ver na coluna “Mundo”).

Católicos celebram São Brás.

 

BRASIL

1978 — Morre Otto Maria Carpeaux, o grande nome da crítica literária brasileira. (n. 1900).


MUNDO

1468 - Morre Johannes Gutenberg, inventor da prensa móvel (n. 1.396).

1959 - Queda de avião mata os membros da banda  "The Big Bopper": Buddy Holly, Ritchie Valens e The Big Bopper. 

1968 - A sonda espacial Luna, da União Soviética, é a 1ª a pousar e fazer fotos da superfície da Lua.  

FOTO DO DIA

Onde você estava às 5h30, há 41 anos, dia 3 de fevereiro de 1982?. Quem estava em Cacoal lembra: caía uma chuva fina, com muito vento. A vida começava para Cacoal e seus 13 mil habitantes.

Em Rondônia o Estado fora instalado há menos de um mês depois de 38 anos e meses como Território Federal. Como município Cacoal tinha 4 anos e pouco.

O prefeito era o engenheiro Clodoaldo Nunes de Almeida, filho de um dos fundadores da localidade e, para urbanizar a cidade, implantava o calçamento em pedras. Os explosivos usados eram armazenadas no quartel.

Foi quando se ouviu uma imensa explosão – até em Pimenta Bueno, a 40 KM. Em frente ao Cacoal Palace uma pessoa passou gritando “O quartel explodiu”.  

O capitão Teixeira voltara de férias naquela noite, dormira em casa de amigos e momentos antes, chegara ao quartel. O civil Zedequias Ferreira Domiciano casara no sábado anterior e ia para seu trabalho numa serraria.

Zedequias, o capitão Teixeira e mais nove policiais-militares morreram na explosão. A maior tragédia já ocorrida em Rondônia - a foto é da edição do dia4, do jornal Tribuna.

Para saber mais acesse https://tribunapopular.com.br/tragedia-em-cacoal-completa-40-anos-jornalista-everaldo-fogaca-relembra-os-fatos/

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE?  (Veja respostas no final)

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE? (Veja respostas no final)

1 - Quem fez o 1º gol do Brasil em Copa (1930) e qual clube ele jogava?2 – Quantos jogos o Brasil fez na Copa de 1930 e resultados?3 – De que federaçõ

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

A “Goldman Sachs”, empresa com sede em Nova YorK, concluiu, depois de cruzar milhares de jogos inter seleções, que a  Espanha, campeã só em 2010,  ser

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

Qualquer um dos 1.248 jogadores anunciados pelos 48 países participantes da Copa do Mundo 2026, incluído Neymar, pode ser substituído até 24  horas an

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES

João Carlos Marques Henriques governou o Território de Rondônia por duas vezes, de fevereiro de 1969 a outubro de 1972 e a ougtraa de abril de 1974 a

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)