Porto Velho (RO) terça-feira, 8 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA, E SEJA BEM VINDO, MAIO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA, E SEJA BEM VINDO, MAIO! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1925 – A Bula Pontifícia, do papa Pio XI,  cria a prelazia de Porto Velho (então município amazonense), tendo como bispo dom Pedro Massa. 

COMEMORA-SE

Dia Mundial do Trabalho e do Trabalhador. Dia da Literatura Brasileira. Católicos lembram São José Operário e São Jeremias. 

FATOS

1500 — Pedro Álvares Cabral toma posse da "Ilha de Vera Cruz" (atual Brasil) em nome do rei de Portugal. 1625 — Armada luso-espanhola reconquista Salvador (BA) aos holandeses. 1753 — Publicada a Species Plantarum por Linnaeus, depois adotado pelo Código Internacional de Nomenclatura Botânica. 1829 – Nasce José de Alencar, maior poeta indigenista brasileiro. 1886 — Manifestações nas ruas de Chicago (EUA), motivaram a criação do Dia do Trabalhador. 1943 — O presidente Getúlio Vargas sanciona a Consolidação das Leis do Trabalho. 1956 – Começa a vacinação contra poliomielite desenvolvida por Jonas Salk. 1956 – Descoberta a Doença de Minamata. 1961 — Fidel Castro abole as eleições em Cuba. 1994 — Acidente no GP  mata o tricampeão de F1 Ayrton Senna. 2006 – Enquanto Lula não reage, Evo Morales manda invadir as instalações da Petrobrás na Bolívia. 

FOTO DO DIA

Getúlio Vargas, presidente do Brasil veio ao Norte em 1940, ficou menos de dois dias em Belém, menos ainda em Manaus e quase três em Porto Velho, então município amazonense, um tema que pode servir de pauta para TCCs e etc no curso de História. Entre nós ele fez um pouco de tudo, e a cena, onde, junto com outros mais curiosos, membros de sua comitiva, demonstra que tentava aprender sobre a região inclusive procurando saber como tirar as castanhas de dentro do ouriço. Getúlio hospedou-se numa casa pertencente ao diretor-geral da Madeira-Mamoré Aluízio Ferreira, construída (conforme a historiadora Yeda Borzacov) em madeira tipo pinho de Riga, na Rua Santos Dumont e foi lá que aconteceu a decisão, numa reunião com o governador do Acre e Aluízio Ferreira de criar um Território Federal (o que aconteceu em 1943) na região, juntando partes de terras de Mato Grosso e Amazonas com a capital na cidade de Porto Velho, como narrava o historiador Esron Menezes, testemunha daqueles encontros. (F. acervo Esron Menezes)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 8 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 DE JULHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 DE JULHO

RONDÔNIA1918 – Nomeados, o coronel Antônio José da Silva Júnior e o tenente-coronel João Vilhena de Aquino, para organizar as forças de 2ª linha (Guar

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 7 DE JULHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 7 DE JULHO

RONDÔNIA 1911 – Pelo decreto 8.776 o presidente Hermes da Fonseca concede à construtora da Madeira-Mamoré o uso da faixa de150 mts para cada lado dos

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 6 DE JULHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 6 DE JULHO

RONDÔNIA1872 – Chegam a Santo Antônio técnicos e engenheiros na 1ª tentativa de construir a Madeira-Mamoré.1919 – A menina Labib Mamud (depois Bartolo

A FOTO DO FATO (II) DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE JULHO

A FOTO DO FATO (II) DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE JULHO

RONDÔNIA1948 – Enquanto o general Rondon afirma que o tenente EB Fernando, desaparecido há 4 anos na selva, a 40Km de Porto Velho, jornais do Rio de J

Gente de Opinião Terça-feira, 8 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)