Porto Velho (RO) terça-feira, 8 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 9 DE MAIO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 9 DE MAIO! - Gente de Opinião

BOM DIA! 

RONDÔNIA

1748 – Desmembrada da Capitania de São Paulo, fica criada a Capitania de Mato Grosso, de cujas terras Rondônia teria mais de 90% de sua área.  1985 – O governador Jorge Teixeira reinaugura o prédio do Museu Rondon, em Ji-Paraná, obra restaurada com apoio do Banco do Estado de Rondônia, Beron.

COMEMORA-SE

Dia das Mães. Dia da Europa. Católicos lembram S. Luísa De Marillac

 Santo Izaías e São Pacômio. 

FATOS

1605 - É publicada a primeira parte de Dom Quixote, a obra de Miguel de Cervantes.  1911 — Obras de Gabriele d'Annunzio são colocadas no Índice de Livros Proibidos, no  Vaticano. 1921 — Nasce Sophie Scholl, ativista alemã, foi presa e guilhotinada pelos nazistas. 1945 — Segunda Guerra Mundial: o Instrumento da rendição alemã é ratificado pela União Soviética. 1960 — A Food and Drug Administration autoriza a venda de anticoncepcional nos EUA. 

FOTO DO DIA

1987 – O presidente da Assembleia Legislativa/RO, Sidney Guerra (na cabeceira da mesa, ainda na velha sede do parlamento rondoniense) debate com os deputados (esq/direita) Manoel Messias, Edson Fidelis, Heitor Costa, (não identificado), Acelino Marcon e Osvaldo Piana. Em pauta propostas de criações de vários municípios e início das trabalhos com vistas à pré-Constituinte de 1988, a 2ª Constituição de Rondônia, promulgada em 1989. Pouco depois dessa reunião o deputado Sidney Guerra renunciaria à presidência da Assembleia para disputar a prefeitura de Jaru, em que foi eleito.  Ao fundo o secretário-geral da ALE Zorando Moreira e os jornalistas Lenílson Guedes e Francisco Santana.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 8 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 DE JULHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 DE JULHO

RONDÔNIA1918 – Nomeados, o coronel Antônio José da Silva Júnior e o tenente-coronel João Vilhena de Aquino, para organizar as forças de 2ª linha (Guar

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 7 DE JULHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 7 DE JULHO

RONDÔNIA 1911 – Pelo decreto 8.776 o presidente Hermes da Fonseca concede à construtora da Madeira-Mamoré o uso da faixa de150 mts para cada lado dos

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 6 DE JULHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 6 DE JULHO

RONDÔNIA1872 – Chegam a Santo Antônio técnicos e engenheiros na 1ª tentativa de construir a Madeira-Mamoré.1919 – A menina Labib Mamud (depois Bartolo

A FOTO DO FATO (II) DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE JULHO

A FOTO DO FATO (II) DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE JULHO

RONDÔNIA1948 – Enquanto o general Rondon afirma que o tenente EB Fernando, desaparecido há 4 anos na selva, a 40Km de Porto Velho, jornais do Rio de J

Gente de Opinião Terça-feira, 8 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)