Porto Velho (RO) quinta-feira, 4 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 8 DE JANEIRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 8 DE JANEIRO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia Nacional do fotógrafo. Dia de Temis, a deusa romana da Justiça.

Católicos lembram Severino de Nórica, São Lourenço Justiniano, São Apolinário Cláudio  e São Abo de Tiflis (Liturgia ortodoxa oriental).


RONDÔNIA

1914 – A pernambucana Lydia Xavier de Lima é sepultada na ala destinada aos americanos no cemitério da Candelária. Supostamebnte era namorada de um engenheiro da EFMM e suicidou-se. 1935 — Nasce Elvis Presley, grande nome da história do rock.1965 – Um avião conduzindo o engenheiro Júlio Guerra caiu nas proximidades de Vilhena. É patrono do colégio que leva seu nome em Ji-Paraná.


BRASIL

1947 – Nasce a carnavalesca Rosa Magalhães, a maior vencedora de desfiles de escolas de samba (RJ) no período do sambódromo.  1963 - O estado de Minas Gerais adota a bandeira que homenageia a Inconfidência Mineira. 

MUNDO

1642 — Morre Galileu Galilei, matemático, físico, astrônomo e inventor italiano. 1942 – Nasce o físico inglês Stephen Hawking. 1981 — Na França acontece o que é tido como mais completo e cuidadosamente documentado avistamento de OVNI de todos os tempos". 1998 - Fotos transmitidas de Saturno pelo telescópio espacial Hubble provam: há planetas fora do nosso Sistema Solar. 


FOTO DO DIA

1978. Chegam a Ji-Paraná, os primeiros equipamentos para a implantação da Rádio Alvorada, na carroceria de um caminhão, uma viagem que deu muito trabalho desde o interior do Paraná, porque na época a rodovia BR-364, no trecho em Rondônia não era asfaltada, desafiando motoristas e passageiros, no inverno com imensos atoleiros nos quais muitas vezes os veículos conseguiam se deslocar 2 a 3 quilômetros ao dia e, no verão, a poeira forte e os atoleiros de areia (areiões, como eram chamados) eram outros problemas, além do que os pontos de apoio no eixo da BR eram muito pequenos. Da esquerda para a direita, o terceiro é o jornalista Alcides Paio, primeiro diretor da Alvorada e em seguida, de short branco e mãos nos quadris o empresário Roberto “Jotão” Geraldo, que em 1982 seria o primeiro prefeito eleito do município. (F. acervo Alcides Paio)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE?  (Veja respostas no final)

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE? (Veja respostas no final)

1 - Quem fez o 1º gol do Brasil em Copa (1930) e qual clube ele jogava?2 – Quantos jogos o Brasil fez na Copa de 1930 e resultados?3 – De que federaçõ

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

A “Goldman Sachs”, empresa com sede em Nova YorK, concluiu, depois de cruzar milhares de jogos inter seleções, que a  Espanha, campeã só em 2010,  ser

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

Qualquer um dos 1.248 jogadores anunciados pelos 48 países participantes da Copa do Mundo 2026, incluído Neymar, pode ser substituído até 24  horas an

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES

João Carlos Marques Henriques governou o Território de Rondônia por duas vezes, de fevereiro de 1969 a outubro de 1972 e a ougtraa de abril de 1974 a

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)