Porto Velho (RO) domingo, 18 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 8 DE AGOSTO


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 8 DE AGOSTO - Gente de Opinião

HOJE É

Dia Internacional dos Povos Indígenas, Dia Nacional da Equoterapia

Católicos celebram São Romão, Santa Teresa Benedita da Cruz, São Fábio, São Matias.

RONDÔNIA

1956 – O deputado federal Joaquim Vicente Rondon comunica ao governador José Ribamar de Miranda a inclusão, no Plano Viário Nacional,  de um ramal da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré de Abunã a Rio Branco – AC. 1956 – Chega a Porto Velho a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, recebida pelo bispo D. João Batista Costa. 1983 – Primeira reunião ordinária da Assembleia Legislativa estadual, sendo primeiro orador o deputado Sadraque Muniz (Ji-Paraná). 

1995 – Na Fazenda Santa Elina (Corumbiara), um confronto entre policiais-militares e posseiros causa 12 mortes.

BRASIL

1922 – Fundada a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino “em prol dos direitos civis e políticos das mulheres”. 1931 — Nasce Mário Jorge Lobo Zagallo, campeão do mundo de futebol em 1958 e 1962; como técnico em 1970 e em 1994, coordenador técnico da Seleção. 1992 – Em Barcelona (ESP) a seleção masculina de vôlei vence a Holanda por 3x0 e ganha a 1ª medalha de ouro olímpica do Brasil em esporte coletivo.

MUNDO

1892 — Thomas Edison recebe uma patente para um telégrafo de duas vias. 1945 - Os Estados Unidos lançam a 2ª bomba atômica, sobre Nagasaki, obrigando a rendição do Japão e o fim da II Guerra Mundial. 1988 — Morre o ator mexicano Ramón Valdés, o “Seu” Madruga do seriado Chaves (n. 1924).

FOTO DO DIA

Para ser eleitor atualmente basta ter atingido 16 anos e se cadastrar num cartório eleitoral. Há um século era bem diferente, aliás, muito diferente, sendo obrigatório que o interessado já tivesse 21 anos completos, deixando de fora os com menos que a idade exigida, ainda que casados, com curso superior, mesmo que fossem empregados públicos ou servissem de testemunhas em processos judiciais. Para os nascidos até 1890 era obrigatória a apresentação da Certidão de Batismo. A legislação ainda era a mesma de 1882, estabelecendo que aos menores de 21 anos tinham direitos adquiridos já aos 18 anos mas que se circunscreviam à vida civil, conforme o jornal Alto Madeira, 9.8.1922. Quanto às mulheres o voto só na década de 1930. (Foto urnas prontas para serem abertas em 1982)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 18 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 de maio de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 de maio de 2025

RONDÔNIA1947 – Noventa bois, transportados da Bolívia num batelão no Rio Guaporé, se afogaram perto de Guajará-Mirim quando o barco bateu numa pedra e

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de maio de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de maio de 2025

RONDÔNIA1923 – A prefeitura de Porto Velho envia ao hospital da Candelária   medicamentos para enfrentar o grande número de casos de malária e outra

DEVEZEMQUANDÁRIO - Quem foi ao Tudo Aqui em busca de uma carteira de identidade, saiu revoltado

DEVEZEMQUANDÁRIO - Quem foi ao Tudo Aqui em busca de uma carteira de identidade, saiu revoltado

MUTIRÃO????Quem foi nesta sexta-feira ao tudoaqui da Sete de Setembro em busca de uma carteira de identidade, saiu dali amaldiçoando a propaganda que

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 16 de maio de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 16 de maio de 2025

RONDÔNIA1920 – Na vitória por 2x0 sobre o União, os atletas do Ypiranga foram animados pelos “gárrulos de 13 gentis torcedoras” e a partida foi pela 1

Gente de Opinião Domingo, 18 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)