Porto Velho (RO) domingo, 18 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 7 DE JANEIRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 7 DE JANEIRO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia da Liberdade de Cultos, Dia do Leitor. Dia do Natal Ortodoxo. 

Católicos lembram São Luciano de Antioquia , São Polieuto, São Raimundo de Peñafort.  

RONDÔNIA

1989 – Primeiro vestibular da Universidade Federal de Rondônia no campus de Rolim de Moura

BRASIL

1549 - Tomé de Sousa é nomeado pela Coroa portuguesa como o primeiro Governador-Geral do Estado do Brasil. 1982 — Fundação do Museu Afro-Brasileiro, em Salvador (BA).

MUNDO

1610 — Galileu Galilei identifica as 4 maiores luas de Júpiter: luas galileanas: Calisto, Europa, Ganímedes e Io). 1894 — Thomas Edison faz um filme cinetoscópico de alguém espirrando. 1929 - Surge em quadrinhos um dos personagens mais famosos da história: Tarzan. 2015 — Terroristas de uma célula islâmica matam 12 funcionários da revista Charlie Hebdo em Paris.


FOTO DO DIA

Ariquemes. No final do Século 18, no começo do 1º ciclo da borracha, a região era ocupada pelos índios Arikeme. Em 1909 Rondon instalou ali um posto telegráfico. A 6 de outubro de 1915, já contando com os seringais Monte Cristo, Recreio, Rio Branco, Massangana, Nova Vida, Guarani, Cajazeira, São Carlos, Setenta e Jaru, a “Vila Papagaio” (foto década de 1960), passou à condição de Distrito de Ariquemes, parte ao município (MT) de Santo Antônio do Rio Madeira.  Em 1972 começaram os estudos pelo INCRA para as implantações na região dos projetos de assentamento "Burareiro" e "Marechal Dutra", e a chegada de muitos migrantes motivou o Incra, com participação do  Governo do Território e Prefeitura de Porto Velho, a transferir a sede do Distrito (atual Bairro Marechal Rondon) para onde foi construída a cidade de Ariquemes, município a partir de 1977, instalado pelo governador Humberto Guedes, sendo o primeiro prefeito o professor Pedro Tavares Batalha.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 18 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de maio de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de maio de 2025

RONDÔNIA1923 – A prefeitura de Porto Velho envia ao hospital da Candelária   medicamentos para enfrentar o grande número de casos de malária e outra

DEVEZEMQUANDÁRIO - Quem foi ao Tudo Aqui em busca de uma carteira de identidade, saiu revoltado

DEVEZEMQUANDÁRIO - Quem foi ao Tudo Aqui em busca de uma carteira de identidade, saiu revoltado

MUTIRÃO????Quem foi nesta sexta-feira ao tudoaqui da Sete de Setembro em busca de uma carteira de identidade, saiu dali amaldiçoando a propaganda que

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 16 de maio de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 16 de maio de 2025

RONDÔNIA1920 – Na vitória por 2x0 sobre o União, os atletas do Ypiranga foram animados pelos “gárrulos de 13 gentis torcedoras” e a partida foi pela 1

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 de maio 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 de maio 2025

RONDÔNIA1915 – Pelo decreto o superintendente (prefeito) Fernando Guapindaia cria  a Guarda Municipal, extinta por ele mesmo no ano seguinte.1921 – O

Gente de Opinião Domingo, 18 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)