Porto Velho (RO) sexta-feira, 16 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 7 DE AGOSTO!


O DIA NA HISTÓRIA  -  BOM DIA 7 DE AGOSTO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE: O Dia Nacional do Documentário Brasileiro. Dia da Lei Maria da Penha. Católicos lembram São Sisto e Companheiros, São Donato, São Alberto e São Caetano.

FATOS: 1420 — Começa a construção da cúpula da Catedral de Santa Maria del Fiore em Florença. 1879 - Registrado no Rio Grande do Sul a maior nevasca de que se tem notícia até hoje. A neve chegou a dois metros de altura na cidade de Vacaria, nos Campos de Cima da Serra.  1932 – Nasce Abebe Bikila, maratonista etíope, o primeiro homem a vencer duas maratonas olímpicas(1960/Roma, correndo descalço e 1964/Japão) e considerado por especialistas como o maior maratonista de todos os tempos.   1962 — A farmacêutica americana nascida no Canadá, Frances Oldham Kelsey, recebeu o Prêmio do Presidente dos Estados Unidos pelo Distinto Serviço Civil Federal por sua recusa em autorizar a talidomida. 1976 — Programa Viking: Viking 2 entra em órbita ao redor de Marte. 1978 – Morre  cantor Orlando Silva, o “Cantor das Multidões”. 1976 — Programa Viking: Viking 2 entra em órbita ao redor de Marte. 2006 — Sancionada no Brasil a Lei Maria da Penha, considerada pela Organização das Nações Unidas como uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência contra as mulheres. 

FOTO DO DIA: Jornal Alto Madeira, 5 de janeiro de 1982, noticiando a instalação, no dia anterior, do Estado de Rondônia. A matéria abria destacando que apesar do temporal que caiu sobre a cidade uma hora antes do início da solenidade, no balcão do Palácio Presidente Vargas, não afastou a multidão, com muitas comitivas oriundas do interior e até de cidades como Humaitá (AM) e Rio Branco (AC), que continuou no local, competindo ao ministro da Justiça, Ibrahim Abi-Ackel, “declarar, representando o presidente João Figueiredo, instalado” o 23º Estado brasileiro, e o ministro do Interior Mário Andreazza hasteou pela primeira vez em cerimônia oficial a Bandeira de Rondônia, projetada pelo então estudante de Arquitetura Cláudio Feitosa Filho.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 16 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 de maio 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 de maio 2025

RONDÔNIA1915 – Pelo decreto o superintendente (prefeito) Fernando Guapindaia cria  a Guarda Municipal, extinta por ele mesmo no ano seguinte.1921 – O

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 14 de maio de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 14 de maio de 2025

RONDÔNIA1950 – Os rádio técnicos Hilarino Moreira Cunha e Artur Marques fundam uma empresa com o nome de fantasia “Rádio Caiary”.1950 – Inaugurada uma

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 13 de maio de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 13 de maio de 2025

RONDÔNIA1920 – O Dr. José Adolpho de Lima Avelino foi eleito novo venerável da Augusta e Respeitável Loja Simbólica “União e Perseverança”, de Porto V

O DIA NA HISTÓRIA Bom dia  12 de maio de 2025

O DIA NA HISTÓRIA Bom dia 12 de maio de 2025

RONDÔNIA1897 – Nasce o coronel Aluízio Pinheiro Ferreira, primeiro administrador brasileiro da Madeira-Mamoré, primeiro governador do Território do Gu

Gente de Opinião Sexta-feira, 16 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)