Porto Velho (RO) quinta-feira, 4 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 6 DE AGOSTO


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 6 DE AGOSTO - Gente de Opinião

HOJE É

Dia Nacional dos Profissionais da Educação (Lei 13.054/14). 

Dia Interamericano do Escotista. 

Católicos celebram Dia de São Salvador do Mundo, Festa da Transfiguração do Senhor,  São Hormidas

RONDÔNIA

1902 – Liderados por Plácido de Castro, um exército formado por seringalistas e seringueiros derrota as tropas bolivianas em Xapuri. Acaba a Guerra do Acre e, pelo Tratado de Petrópolis, o Brasil assume as terras do Acre e terá de construir uma ferrovia, a Madeira-Mamoré.  1983 – No ginásio Cláudio Coutinho, em Porto Velho, o presidente da Assembleia Constituinte, deputado José Bianco,  promulga a primeira Constituição do Estado de Rondônia.


BRASIL

1910 – Nasce o  “pai” do samba paulista Adoniran Barbosa (m. 1982).  2001 - Morre aos 88 anos, Jorge Amado, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras (n. 1912). 2022 – Morre José Eugênio Soares, o homem-show Jô Soares, que interpretou mais de uma centena de personagens na TV (n. 1938). 


MUNDO

1693 — Data citada como o dia em que Dom Pérignon inventou o champanhe. 1945 – Há 77 anos o mundo conhecia o horror atômico: os Estados Unidos jogam uma bomba atômica destruindo a cidade de  Hiroshima (Japão).

FOTO DO DIA

Bem jovem e recém-formado, o médico mato-grossense Leônidas Rachid Jaudy desembarca no aeroporto “Salgado Filho”, conhecido por “Caiari”, no início do mês de março de 1960, contratado para trabalhar junto a trabalhadores da construção da BR-029 (364) – na foto aplicando vacina em maquinista de uma das empresas construtoras. Finda a obra, Rachid permaneceu em Porto Velho, exercendo várias funções administrativas, como secretário des Saúde e de Educação, além de substituir em ocasiões diversas o governador do Território. Também teve inserções na política, em 1974 candidato a deputado federal pela Arena, e em 1982 foi, pelo PDS, um dos oito deputados federais da primeira bancada do Estado de Rondônia.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE?  (Veja respostas no final)

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE? (Veja respostas no final)

1 - Quem fez o 1º gol do Brasil em Copa (1930) e qual clube ele jogava?2 – Quantos jogos o Brasil fez na Copa de 1930 e resultados?3 – De que federaçõ

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

A “Goldman Sachs”, empresa com sede em Nova YorK, concluiu, depois de cruzar milhares de jogos inter seleções, que a  Espanha, campeã só em 2010,  ser

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

Qualquer um dos 1.248 jogadores anunciados pelos 48 países participantes da Copa do Mundo 2026, incluído Neymar, pode ser substituído até 24  horas an

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES

João Carlos Marques Henriques governou o Território de Rondônia por duas vezes, de fevereiro de 1969 a outubro de 1972 e a ougtraa de abril de 1974 a

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)