Porto Velho (RO) quarta-feira, 9 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 6 DE AGOSTO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 6 DE AGOSTO! - Gente de Opinião

RONDÔNIA: 1902 – Liderados por Plácido de Castro, um exército formado por seringalistas e seringueiros  derrota as tropas bolivianas em Xapuri. Acaba a Guerra do Acre – que gerou o Tratado de Petrópolis e a construção da ferrovia Madeira-Mamoré, iniciando a ocupação das terras de (hoje) Rondônia. 1983 – Em ato realizado no ginásio Cláudio Coutinho, em Porto Velho, o presidente da Assembleia Estadual Constituinte, deputado José Bianco,  promulga a primeira Constituição do Estado de Rondônia. O ministro Ibrahim abi-Ackel representou o presidente João Figueiredo.

COMEMORA-SE: Dia Nacional dos Profissionais da Educação. Dia Interamericano do Escotista. Dia da Revolução Acreana. Católicos lembram Dia da Transfiguração de Jesus. São Hormisdas. São Bernildo e Santa Rosa de Viterbo. 

FATOS:    1910 - Nascimento do compositor, cantor, humorista e ator paulista João Rubinato, o Adoniran Barbosa. 1940 — A Estônia é ilegalmente anexada, por ordem do ditador Stalins, pela União Soviética. 1945 — Segunda Guerra Mundial: Hiroshima, no Japão é devastada quando a bomba atômica "Little Boy" é lançada pelo B-29 Enola Gay dos Estados Unidos. Cerca de 70 000 pessoas morrem instantaneamente, e algumas dezenas de milhares morrem nos anos subsequentes devido a queimaduras e envenenamento por radiação. 1995 - Inauguração da primeira Delegacia da Mulher no Brasil, em São Paulo. 1996 — A NASA anuncia que o meteorito ALH 84001, que acredita-se originar de Marte, contém evidências de formas de vida primitivas. 2012 — O astromóvel Curiosity da NASA pousa na superfície de Marte. 2012 – Morre Jorge Amado, escritor brasileiro, autor de clássicos como “País do carnaval”, “Cacau” e “Gabriela”. FOTO DO DIA – Adoniran Barbosa. Poucos brasileiros podem alegar desconhecer ou nunca ter ouvido uma de suas composições. É o mais forte representante da música paulistana, autor, dentre outros clássicos, de “Trem das Onze” eternizado pela interpretação dos “Demônios da Garoa”. Adoniran também é autor de um leque imenso de músicas do cancioneiro  brasileiro, como “Saudosa Maloca”, seu primeiro sucesso;  “Samba do Arnesto”, “Iracema”, “Tiro ao Álvaro” e daí em diante.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 9 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 DE JULHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 DE JULHO

RONDÔNIA1918 – Nomeados, o coronel Antônio José da Silva Júnior e o tenente-coronel João Vilhena de Aquino, para organizar as forças de 2ª linha (Guar

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 7 DE JULHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 7 DE JULHO

RONDÔNIA 1911 – Pelo decreto 8.776 o presidente Hermes da Fonseca concede à construtora da Madeira-Mamoré o uso da faixa de150 mts para cada lado dos

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 6 DE JULHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 6 DE JULHO

RONDÔNIA1872 – Chegam a Santo Antônio técnicos e engenheiros na 1ª tentativa de construir a Madeira-Mamoré.1919 – A menina Labib Mamud (depois Bartolo

A FOTO DO FATO (II) DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE JULHO

A FOTO DO FATO (II) DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE JULHO

RONDÔNIA1948 – Enquanto o general Rondon afirma que o tenente EB Fernando, desaparecido há 4 anos na selva, a 40Km de Porto Velho, jornais do Rio de J

Gente de Opinião Quarta-feira, 9 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)