Porto Velho (RO) segunda-feira, 7 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 6 DE ABRIL!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 6 DE ABRIL! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia Mundial da Atividade Física. Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz. Dia Nacional De Mobilização Pela Promoção Da Saúde E Qualidade De Vida. 

Católicos lembram São Marcelino Champagnat, São Guilherme de Paris, São Celestino I, São Pedro de Verona (São Pedro Mártir). São Eutíquio de Constantinopla (também lembrado por ortodoxos)


BRASIL

1838 - Morre José Bonifácio de Andrade e Silva, um dos idealizadores da independência do Brasil. 1892 — O presidente Floriano Peixoto manda prender 13 generais que assinaram manifesto pedindo novas eleições. 1988 - Brasil, Uruguai e Argentina criam um bloco econômico, o Mercosul.

MUNDO

1869 - John Wesley Hyatt (EUA) inventor que patenteou o celulóide. 1893 — Inaugurado o Templo de Salt Lake da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (mórmons).1896 - Começa em Atenas, Grécia, a 1ª Olimpíada moderna. O Brasil só irá participar em 1920. 1971 – Morre o compositor e maestro russo Ígor Fiódorovitch Stravinsky. 

FOTO DO DIA

Em 1907, tendo como justificativa a ameaça das pedras em Santo Antônio à atracação de navios de maior porte, no porto do ponto inicial de construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, a empresa responsável da obra buscou uma área com mais segurança de atracação. Na área escolhida foram construídos píeres, um nas proximidades de Candelária (o maior de todos), outro em frente ao canteiro de obras da EFMM – que deu origem à cidade de Porto Velho, e um terceiro, também chamado “Plano Inclinado”, mais usado, esse último, quando os dois outros estavam com navios atracados. Para acessar aos três a construtora mandou implantar linhas especiais facilitando o movimento de embarque e desembarque de cargas e passageiros. O píer, em frente ao canteiro de obras, era usado para desembarque/embarque pelos que chegavam/saíam da localidade. (C/informações de Luís Claro e foto de Dana Merril)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 6 DE JULHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 6 DE JULHO

RONDÔNIA1872 – Chegam a Santo Antônio técnicos e engenheiros na 1ª tentativa de construir a Madeira-Mamoré.1919 – A menina Labib Mamud (depois Bartolo

A FOTO DO FATO (II) DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE JULHO

A FOTO DO FATO (II) DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE JULHO

RONDÔNIA1948 – Enquanto o general Rondon afirma que o tenente EB Fernando, desaparecido há 4 anos na selva, a 40Km de Porto Velho, jornais do Rio de J

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 4 DE JULHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 4 DE JULHO

RONDÔNIA1878 – A construtora P. & T. Collins faz circular a locomotiva “Coronel Church”, a 1ª a apitar na Amazônia, num trecho inicial da Madeira-Mamo

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 3 DE JULHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 3 DE JULHO

RONDÔNIA1947 – Grupo de “avionetas” saídas do Aeroclube de Porto Velho sobre a vila, foi recebido com festejos e discursos ao pousar em Ariquemes.1951

Gente de Opinião Segunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)