Porto Velho (RO) quinta-feira, 4 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA, 5ª feira, 3 de NOVEMBRO


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA, 5ª feira, 3 de NOVEMBRO - Gente de Opinião

HOJE É

Dia da Instituição do Direito de Voto da Mulher. Dia do Cabeleireiro ou Barbeiro (dec.12592/15). Dia Mundial da Reserva da Biosfera (Unesco). Dia Nacional do Quilo (Lei 12.642/2012). 

Católicos celebram São Martinho de Porres, Santa Sílvia, Santa Vinifrida.  Anglicanos lembram Richard Hooker. 

. RONDÔNIA

3 – 1943 – O coronel Aluízio Pinheiro Ferreira toma posse, no Rio de Janeiro, como primeiro governador do Território Federal do Guaporé

3 – 1946 – Carta do general Candido Rondon confirma seu apoio ao coronel Aluízio Ferreira para disputar, pelo PSD, a vaga única de deputado federal pelo Território do Guaporé. Uma ala do PSD queria Rondon como candidato. 

Dia 3 – Em 1981 – Decreto assinado pelo governador Jorge Teixeira, do Território de Rondônia, desmembra área do município de Vilhena para constituir o município de Colorado do Oeste

BRASIL

1864 — Morre Gonçalves Dias, o “poeta indianista” (n. 1823). Em 1891 — O Congresso Nacional aprova lei permitindo o impeachment presidencial e o presidente Manoel Deodoro da Fonseca fecha o Congresso e decreta estado de sítio. 

  

MUNDO

1957 — Os soviéticos lançam, no foguete Sputnik, o 1º ser vivo ao espaço: a cachorra Laika. 1973 — Programa Mariner: a NASA lança o Mariner 10 em direção a Mercúrio, a 1ª sonda espacial a atingir o planeta, em 1974. Em 2014 — Inaugurado o One World Trade Center, no mesmo local das “Torres Gêmeas”, destruída por um ataque terrorista, em Nova York, em 2001. 

FOTO DO DIA

Subindo o Rio Madeira o grande navio chamava a atenção de ribeirinhos e de quem estivesse navegando, fruto de um fato acontecido há pouco mais de um mês em Brasília, já capital brasileira, quando o presidente Juscelino Kubitschek reuniu os governadores amazônicos, e ouviu do governador do Acre a queixa da demora no transporte de cargas do porto de Santos a Rio Branco e, depois, o governador Paulo Leal, de Rondônia, dizer que a  Brasília/Rio Branco era “coisa para homem”. Acostumado aos desafios, JK disse que faria. Logo equipamentos começaram a chegar, como os do “Rio Tubarão”, atracado num porto improvisado na Fazenda dos Milagres, região da (atual) ponte sobre o Rio Madeira, e desembarcou sua carga, com tratores, trabalhadores, caminhões etc para a obra da BR-29, depois 364. Foto: Raimundo José de Araújo Freitas/Saudosismo Portovelhense.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE?  (Veja respostas no final)

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE? (Veja respostas no final)

1 - Quem fez o 1º gol do Brasil em Copa (1930) e qual clube ele jogava?2 – Quantos jogos o Brasil fez na Copa de 1930 e resultados?3 – De que federaçõ

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

A “Goldman Sachs”, empresa com sede em Nova YorK, concluiu, depois de cruzar milhares de jogos inter seleções, que a  Espanha, campeã só em 2010,  ser

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

Qualquer um dos 1.248 jogadores anunciados pelos 48 países participantes da Copa do Mundo 2026, incluído Neymar, pode ser substituído até 24  horas an

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES

João Carlos Marques Henriques governou o Território de Rondônia por duas vezes, de fevereiro de 1969 a outubro de 1972 e a ougtraa de abril de 1974 a

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)