Quinta-feira, 29 de dezembro de 2022 - 06h05
COMEMORA-SE
Dia Internacional das Diversidades Biológicas.
Católicos celebram São Tomás Becket
RONDÔNIA
1953 – Doações para construção da sede da Associação Guaporeense de Professores: professores Marise Castiel, Lourival Chagas da Silva, governador Ênio Pinheiro e outros.
1967 – Como similares em Porto Velho, o Danúbio Azul Bailante Club vai cobrar traje passeio completo aos participantes do baile do dia 31.
1981 – O coronel Jorge Teixeira de Oliveira toma posse, perante o presidente João Figueiredo e vários ministros, como 1º governador do Estado de Rondônia.
BRASIL
1902 — Criação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Brasil.
1903 — Nasce o artista plástico modernista Cândido Portinari (m. 1962). Em 1992 – Com a renúncia de Fernando Collor, o vice Itamar Franco torna-se o 33º presidente da República. 1994- O presidente Itamar Franco assina a lei que dá o direto a pensão alimentícia e herança a companheiros não casados.
MUNDO
1891 — Thomas Edison patenteia o rádio. 1980- Um crânio humano de 8 mil anos é descoberto na província chinesa de Yunnan. 2013 - O heptacampeão de F1a 1 Michael Schumacher, esquiando, sofre violento acidente que o tornou tetraplégico.
FOTO DO DIA
Cidade-irmã da brasileira Costa Marques, a boliviana Buena Vista é sede do "Parque Amboró nacional", com centenas de espécimes animais e outros tantos de vegetais, um atrativo para quem vai visitar. Localizada no departamento de Ichilo, província de Santa Cruz, Buena Vista foi fundada por volta de 1700, por uma missão jesuítica. Para quem for a Costa Marques por via rodoviária, o acesso é, saindo de Porto Velho pela BR-364 até a cidade de Presidente Médici daí em diante via BR-429 até Costa Marques, num total de 680 KM, passando na 429, antes, pelas cidades de Alvorada, São Miguel, Seringueiras e São Francisco. Como todas cidades ao longo do Rio Guaporé, Buena Vista também conta com um grupo de fiéis do Divino Espírito Santo, sendo, como todas cidades da região, visitada durante a Festa do Divino. Na foto, do outro lado do Guaporé, a vila de palafitas de Buena Vista. (F. Júlio Olivar)
O DIA NA HISTÓRIA Bom dia 12 de maio de 2025
RONDÔNIA1897 – Nasce o coronel Aluízio Pinheiro Ferreira, primeiro administrador brasileiro da Madeira-Mamoré, primeiro governador do Território do Gu
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 11 DE MAIO/2025
RONDÔNIA1919 – A pedido de Candido Rondon, que vem pelo Rio Guaporé, o coronel Paulo da Cruz Saldanha sai de Guajará-Mirim levando mantimentos para a
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 de maio de 2025
RONDÔNIA1923 – O presidente Artur Bernardes diz ao Congresso Nacional serem necessários uma nova medição da EFMM e uma política de incentivo à produçã
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 DE MAIO
RONDÔNIA1748 – Desmembrada da Capitania de São Paulo, é criada a Capitania de Mato Grosso, de cujas terras, em 1943, Rondônia teria mais de 90% de sua