Porto Velho (RO) quinta-feira, 4 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA, 4ª feira, 07 de DEZEMBRO


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA, 4ª feira, 07 de DEZEMBRO   - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia lnternacional da Aviação Civil, Dia dos Amigos do Peixe-Boi, Dia Nacional da Assistência Social, Dia Nacional da Silvicultura, Dia do Médico Cirurgião Plástico

 Católicos  celebram Santo Ambrósio


RONDÔNIA

7 – 1835 – Nasce em Massachusetts, EUA, o coronel Earl Church, que tentou por duas vezes construir a Madeira-Mamoré – m. 1910.

7 – 1918 – O médico Emerick liberou do Posto de Saúde passageiros do navio São Luiz, com sintomas de gripe espanhola, mas oito, vindos no navio Curuça, com mesmos sintomas, ficaram internados. 

7 – 1985 – O presidente do TJ, desembargador Cesar Montenegro  anuncia a criação do Juizado de Pequenas Causas.

BRASIL

1866 — O imperador D. Pedro II decreta a  abertura da navegação do Rio Amazonas e seus afluentes, e a do rio São Francisco aos navios mercantes de todas as nações. 1940 — O presidente Getúlio Vargas promulga o Código Penal Brasileiro (Decreto-Lei 2.848). 1966 — Através do Ato Institucional número 4, o presidente Castelo Branco convoca o Congresso Nacional para discutir e votar a nova Constituição. 1972 – Criação, pela Lei no 5.851/72, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa. 

MUNDO

1676- A velocidade da luz é determinada pelo astrônomo dinamarquês Ole Romer. 1990 — O Papa João Paulo II publica a encíclica Redemptoris Missio sobre a validade permanente do mandato missionário.


FOTO DO DIA

Com a experiência de muitos anos como juiz no então Território Federal de Rondônia, o magistrado Cesar Soares de Montenegro, talvez pelo conhecimento das necessidades locais, em 1985, como  presidente do Poder Judiciário rondoniense, onde atuava desde o início da década de 1970, anunciou a criação do Juizado de Pequenas Causas. Em 1982 compôs o primeiro grupo de desembargadores do jovem Estado. Graduado pela Faculdade Nacional de Direito, em 1949, inicia sua carreira como professor. Em 1967 ingressa  na magistratura, atuando em Guajará-Mirim e Porto Velho. Considerado de alto nível intelectual dentre seus pares, seu legado literário, voltado para a área jurídica, é: "As ações cambiais de cobrança", "Aprendendo a advogar", "Dicionário de prática processual civil", "Proponha uma ação no procedimento ordinário" e "Ações de despejo". Nascido em 1921, o Dr. Cesar Montenegro faleceu em 2011, em Porto Velho.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE?  (Veja respostas no final)

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE? (Veja respostas no final)

1 - Quem fez o 1º gol do Brasil em Copa (1930) e qual clube ele jogava?2 – Quantos jogos o Brasil fez na Copa de 1930 e resultados?3 – De que federaçõ

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

A “Goldman Sachs”, empresa com sede em Nova YorK, concluiu, depois de cruzar milhares de jogos inter seleções, que a  Espanha, campeã só em 2010,  ser

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

Qualquer um dos 1.248 jogadores anunciados pelos 48 países participantes da Copa do Mundo 2026, incluído Neymar, pode ser substituído até 24  horas an

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES

João Carlos Marques Henriques governou o Território de Rondônia por duas vezes, de fevereiro de 1969 a outubro de 1972 e a ougtraa de abril de 1974 a

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)