Terça-feira, 30 de agosto de 2022 - 06h37

HOJE É
Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados (ONU),
Católicos celebram São Patáquio, São Felix e Santo Adauto de Ostiense.
RONDÔNIA
1953 – O Senado aprova lei garantindo benefícios a militares de guarnições fronteiriças, uma delas a de Forte Príncipe (RO).
1994 – Inaugurado o “linhão” de transmissão da hidrelétrica de Samuel, levando energia de qualidade para cidades do centro-sul rondoniense.
BRASIL
1875 — Rebelião de Mulheres em Mossoró (RN) contra convocação dos homens para a Guerra do Paraguai. 1972 - Morre da cantora Vicentina de Paula Oliveira, a Dalva de Oliveira (n. 1917). 1994- O senado aprova a lei que passa a ser crime hediondo o homicídio qualificado. 2002 — O voo 4823 da Rico Linhas Aéreas cai na aproximação do Aeroporto de Rio Branco, matando 23 das 31 pessoas a bordo.
MUNDO
1909 – Descobertos os fósseis Folhelho Burgess ou Xistos de Burgess, do período Cambriano, um sítio fossilífero das Rochosas (Colúmbia Britânica). 1967 — Thurgood Marshall é confirmado como o 1º juiz afro-americano da Suprema Corte dos Estados Unidos.
FOTO DO DIA
Desde 1932 o Real Forte do Príncipe da Beira, o “guardião da fronteira” com a Bolívia, passou a ter uma guarnição permanente, mas só em 1953 o soldados que servissem naquele pelotão ganharam o direito de contrair matrimônio, conforme Lei aprovada pelo Senado – incluídas as guarnições de Clevelândia (PR), Içá, Tabatinga, Vila Bitencourt e Cucuí (os quatro últimos no Amazonas). Além de poderem casar, os praças que cumprissem suas obrigações militares em tais localidades, teriam direito a contagem de tempo dobrado, reengajamento, e transferência para a reserva remunerada após 20 anos de prestação de serviço, e, mais, adicional de 40%, aos vencimentos. (Jornal Alto Madeira, 30.8.1953)
Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE? (Veja respostas no final)
1 - Quem fez o 1º gol do Brasil em Copa (1930) e qual clube ele jogava?2 – Quantos jogos o Brasil fez na Copa de 1930 e resultados?3 – De que federaçõ

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL
A “Goldman Sachs”, empresa com sede em Nova YorK, concluiu, depois de cruzar milhares de jogos inter seleções, que a Espanha, campeã só em 2010, ser

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR
Qualquer um dos 1.248 jogadores anunciados pelos 48 países participantes da Copa do Mundo 2026, incluído Neymar, pode ser substituído até 24 horas an

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES
João Carlos Marques Henriques governou o Território de Rondônia por duas vezes, de fevereiro de 1969 a outubro de 1972 e a ougtraa de abril de 1974 a
Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)