Terça-feira, 18 de outubro de 2022 - 06h02

HOJE É
Dia do Médico. Dia do Estivador. Dia Nacional do Pintor.
Católicos celebram São Lucas Evangelista
RONDÔNIA
1954 — Morreu Edgard Roquette-Pinto, participante da missão da instalação da Linha Telegráfica Estratégica de 1917 e que a seguir denominou “Terras de Rondon” o trecho percorrido na implantação da Linha (N 1884). 1972 – Theodoryco Gahya toma posse como governador do Território, o 15º desde a criação do Território.
1983 – Logo após elegerem João Paulo das Virgens Lima (PDS-Porto Velho) presidente da União dos Vereadores de Rondônia, dezenas de edis foram ao governador Jorge Teixeira anunciar o apoio à candidatura de Teixeira ao Senado em 1986.
BRASIL
1836 — Nasceu Benjamin Constant, idealizador da expressão "Ordem e Progresso" da Bandeira nacional (m. 1891). Em 1860 — Morreu, aos 23 anos, o poeta Casimiro de Abreu. Seu poema Meus oito anos, retrata bem a nostalgia da infância (n. 1838). Em 1915 – Nasce Sebastião Bernardes de Souza, o “Grande Otelo” (m. 1993). Em 1971 — Fundada a “Rosas de Ouro”, uma das mais tradicionais escolas de samba de São Paulo.
MUNDO
1931 — Morre o inventor norte-americano Thomas Edison, “pai” da luz elétrica (n. 1846). Em 2019 – As astronautas Jessica Meir e Christina Koch, participam da primeira caminhada espacial exclusivamente feminina ao saírem da Estação Espacial Internacional.
FOTO DO DIA
Em 1917 o cientista e “pai” da radiodifusão brasileira Roquette Pinto participou, a convite de Candido Rondon, da expedição Serra do Norte, entre os estados de Rondônia e Mato Grosso, e é atribuída a Roquette a proposta de que as terras palmilhadas por Rondon fossem denominadas “Rondônia”. Na expedição Roquette produziu o primeiro estudo científico sobre a região e o que ela poderia oferecer ao Brasil, além de um trabalho acerca dos indígenas, suas antropologia e etnografia. Segundo o jornalista Ruy Castro Roquette-Pinto era o “Homem-Multidão”, lembrando que na expedição “(Roquette-Pinto) foi etnógrafo, sociólogo, geógrafo, arqueólogo, botânico, zoólogo, linguista, médico, farmacêutico, legista, fotógrafo, cineasta e folclorista”. (F. livro “Rondônia” de Roquette-Pinto)
Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE? (Veja respostas no final)
1 - Quem fez o 1º gol do Brasil em Copa (1930) e qual clube ele jogava?2 – Quantos jogos o Brasil fez na Copa de 1930 e resultados?3 – De que federaçõ

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL
A “Goldman Sachs”, empresa com sede em Nova YorK, concluiu, depois de cruzar milhares de jogos inter seleções, que a Espanha, campeã só em 2010, ser

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR
Qualquer um dos 1.248 jogadores anunciados pelos 48 países participantes da Copa do Mundo 2026, incluído Neymar, pode ser substituído até 24 horas an

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES
João Carlos Marques Henriques governou o Território de Rondônia por duas vezes, de fevereiro de 1969 a outubro de 1972 e a ougtraa de abril de 1974 a
Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)