Terça-feira, 3 de novembro de 2020 - 07h50
RONDÔNIA: 1943 –Aluízio Pinheiro Ferreira toma posse como primeiro governador do Território Federal do Guaporé. Em 1981 – Decreto assinado pelo governador Jorge Teixeira de Oliveira, do Território Federal de Rondônia, desmembra área do município de Vilhena para constituir o município de Colorado d’ Oeste.
COMEMORA-SE: Instituição do Direito ao Voto pela Mulher. Dia Nacional do Guarda Florestal. Dia do Cabeleireiro. Dia Internacional da Reserva da Biosfera. Católicos lembram São Martinho de Porres e Santa Sílvia.
FATOS: 1534 — O Parlamento inglês aprova o primeiro Ato de Supremacia, tornando o rei Henrique VIII chefe da Igreja Anglicana, suplantando o papa e a Igreja Católica. 1864 – Morre o grande poeta indigenista brasileiro Antonio Gonçalves Dias 1891 — O presidente Deodoro da Fonseca fecha o Congresso e decreta estado de sítio, após a aprovação de uma lei que permitia o impeachment do presidente da República. 1911 — A Chevrolet entra oficialmente no mercado automobilístico em concorrência com o Ford Model T. 1957 — A cadela Laika se torna o primeiro ser vivo a entrar em orbita espacial a bordo do Sputnik 2. 2014 — Inaugurado oficialmente o One World Trade Center, substituto das Torres Gêmeas do World Trade Center (Nova York), que foram destruídas por ataque terroristas de 11 de setembro de 2001.
FOTO DO DIA: Única sobrevivente. Há alguns anos um prefeito mandou plantar mais de uma centena de árvores no canteiro central da Avenida Calama, uma via de escoamento que atende milhares de pessoas em veículos os mais diversos. Sabe-se lá por qual prazer vândalos, aproveitando a total falta de vigilância daquela via, assim como acontece nas demais, destruíram as pequenas mudas, e as que conseguiram sobreviver. Resultado é que num trecho de dois quilômetros da Avenida , essa é a única árvore que resistiu e continua ali, como uma denúncia forte da irresponsabilidade e da violência urbana.
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 DE JULHO
RONDÔNIA1918 – Nomeados, o coronel Antônio José da Silva Júnior e o tenente-coronel João Vilhena de Aquino, para organizar as forças de 2ª linha (Guar
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 7 DE JULHO
RONDÔNIA 1911 – Pelo decreto 8.776 o presidente Hermes da Fonseca concede à construtora da Madeira-Mamoré o uso da faixa de150 mts para cada lado dos
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 6 DE JULHO
RONDÔNIA1872 – Chegam a Santo Antônio técnicos e engenheiros na 1ª tentativa de construir a Madeira-Mamoré.1919 – A menina Labib Mamud (depois Bartolo
A FOTO DO FATO (II) DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE JULHO
RONDÔNIA1948 – Enquanto o general Rondon afirma que o tenente EB Fernando, desaparecido há 4 anos na selva, a 40Km de Porto Velho, jornais do Rio de J